terça-feira, dezembro 07, 2010

Manchinhas de velhice: por que elas aparecem e como tratá-las?



Por que a partir da meia-idade começam a aparecer manchinhas de velhice na pele?

Quando envelhecemos a pele vai afinando e isso faz com que os melanócitos (células que produzem a melanina, pigmento que dá cor à pele) fiquem mais expostos à radiação solar e acabem produzindo mais pigmento, visto na pele como manchas.

Há alguma maneira de evitar essas manchinhas?

A proteção solar diária, constante e sem tréguas, é o único jeito de se evitar o aparecimento.

Por que elas não aparecem durante a juventude?

Porque a pele é mais resistente e mais espessa. Quando temos 20 anos a espessura é a ideal. Aos 40 ela está em 50% daquela dos 20, e aos 60 chega a ter apenas 5% da espessura.

E as manchinhas das mãos? Por que elas surgem? Como evitá-las?

O processo de aparecimento é o mesmo (o afinamento). Evitá-las só com o uso do filtro solar, pelo menos, duas vezes ao dia.

Há algum tratamento estético que retire estas manchinhas?

A aplicação de cremes com despigmentantes pode ajudar no seu desaparecimento ou, ao menos, na diminuição da intensidade da mancha.

Há alguma receita caseira que ajude no desaparecimento dessas manchinhas?

Não deve ser utilizada nenhuma fórmula caseira com o risco de piorar o processo, pois qualquer inflamação vai estimular mais ainda estas células.

Esfoliar sempre as mãos ajuda as manchinhas a irem embora?

Fazer uma esfoliação leve uma vez por semana pode ajudar, sim, mas o ideal é fazer um tratamento à base de peelings químicos ou com laser.

Prof. Dr. Valcinir Bedin é dermatologista, tricologista e nutrólogo, Diretor do Cipe (Centro Integrado de Prevenção do Envelhecimento), diretor do IPTCP (Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele) e Presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo. CRM 39013

Nenhum comentário:

Postar um comentário