quinta-feira, abril 14, 2011

Conjuntivite - Saiba o que fazer para driblar a conjuntivite viral

Higienizar os objetos com álcool é a principal ‘arma’ para combater a conjuntivite viral, doença caracterizada pela inflamação da conjuntiva, membrana que recobre a parte branca dos olhos.

 De acordo com o oftalmologista do Hospital Meridional, Kennedy Melo de Medeiros, não há remédio para esses casos. O tratamento é sintomático. Os colírios prescritos apenas aliviam os sintomas. O fundamental é a prevenção.

Para ‘driblar’ o vírus a recomendação é simples. “Fazer do álcool em gel o grande aliado. Assim, a pessoa poderá higienizar objetos possivelmente contaminados e reduzir as chances de contaminação”, explicou o oftalmologista Kennedy Melo de Medeiros.

Segundo ele, é preciso limpar com álcool os objetos manuseados por quem já está com a doença como, teclado, mouse e telefone compartilhados em local de trabalho; maçanetas, torneiras e apoio das cadeiras e dos móveis comuns à família. Também é preciso separar toalhas, talheres e copos utilizados em casa e no trabalho
O oftalmologista Kennedy Melo de Medeiros também orienta redobrar a atenção dentro dos ônibus. “É preciso higienizar as barras de apoio, procedimento difícil de ser feito no dia a dia. Além disso, evitar proximidade com alguém contaminado dentro do coletivo”, destacou.

Para quem já está com conjuntivite

Quem está contaminado com a conjuntivite viral também precisa ajudar na prevenção da doença. “O primeiro passo é evitar colocar as mãos nos olhos e, em seguida, tocar em objetos que serão utilizados por outras pessoas. Essa é a principal forma de contaminação”, esclareceu o oftalmologista do Hospital Meridional, Kennedy Melo de Medeiros.

Caso o incômodo nos olhos seja intenso e se torne difícil não colocar as mãos nos olhos, o médico recomenda usar lenços de papel descartáveis para tocar os órgãos. “Depois, deve-se jogar fora o papel em saco plástico para evitar o manuseio desse lixo”, orientou.

Alerta!

Cuidado ao higienizar os olhos durante o tempo de tratamento da conjuntivite viral. O oftalmologista do Hospital Meridional Kennedy de Melo explica que lavar os olhos com água boricada pode vir a agravar o quadro. “Nem sempre a concentração do ácido bórico, em detrimento aos vários laboratórios que produzem o produto, é a recomendada, podendo assim, piorar o quadro e retardar a cura. O melhor é lavar os olhos com compressas frias de água filtrada ou soro fisiológico. E, fundamental, procurar seu oftalmologista para uma melhor avaliação da conjuntivite e prescrição da medicação adequada”, acrescentou.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário