quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Você sabe quais são os alimentos que previnem o câncer?




Segundo uma pesquisa da USP, o arroz e feijão ajudam a prevenir o risco de câncer oral. Que outros alimentos ajudam a prevenir os outros vários tipos de câncer?

O tomate possui ação anticancerígena devido à presença de licopeno. O ômega 3 presente em alimentos como peixes de água fria, linhaça, azeite e espinafre também tem ação anticancerígena. Outros alimentos que podemos destacar são: brócolis, uva, laranja, morango, soja e chá-verde.

Quem já tem câncer pode se beneficiar dos alimentos para alcançar a cura mais rapidamente? Que alimentos combatem o câncer?

Sim, o consumo desses alimentos pode inibir o desenvolvimento das células cancerígenas. Os alimentos citados acima ajudam no combate, pois podem inibir o desenvolvimento de células cancerígenas, aumentando a imunidade do organismo.

Que bebidas são consideradas cancerígenas, além do álcool? O leite e os refrigerantes são cancerígenos?

De acordo com estudos, o consumo excessivo de leite pode ocasionar o câncer no intestino. E o refrigerante contém elementos considerados carcinógenos, ou seja, são tóxicos ao organismo.

O ciclamato de sódio e o benzeno são agentes cancerígenos?

Sim. O ciclamato de sódio é utilizado como adoçante principalmente em refrigerantes e é proibido em alguns países, justamente por ser considerado um indutor de câncer. O benzeno também é um composto cancerígeno, presente em refrigerantes, e embora tenha um efeito lento, quanto maior o consumo, maior será a probabilidade de desenvolvimento da doença.

Qual seria um cardápio anticancerígeno?

O ideal é consumir frutas, verduras, legumes, cereais integrais, alimentos ricos em fibras e antioxidantes. Evitar bebidas alcoólicas, refrigerantes, embutidos e alimentos gordurosos é uma boa pedida, não só para combater o câncer, mas para manter uma vida saudável.

Dra. Daniela Jobst é nutricionista e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA. www.nutrijobst.com

FONTE: IDMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário