domingo, janeiro 23, 2011

Suplemento à base de frutas e vegetais reduz duração do resfriado

Remédio pode reduzir os gastos com medicamentos a longo prazo

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Berlim, na Alemanha, criaram um suplemento alimentar feito à base de frutas e sucos de vegetais concentrados que reduziu significativamente o número de dias que uma pessoa fica resfriada.

Um relatório, que lista os benefícios do produto, apontou que seu uso reduziu o número de dias de licença médica e fez as despesas com remédios para resfriados diminuírem.

O estudo dividiu os participantes em dois grupos, nos quais metade dos pacientes tomou a droga por dia, enquanto a outra metade recebeu um placebo.

Depois de apenas dois meses, os resultados mostraram que no grupo que recebeu a droga, os resfriados ficaram muito mais suaves. Houve, ainda, uma diminuição de 20% nos sintomas moderados e severos.

O estudo não avalia, no entanto, se o produto é adequado para uso prolongado como forma de reduzir a incidência de resfriados ou sintomas mais graves, assim como não esclarece o modo específico de preparação do suplemento.

O professor Stefan Wilich, autor do estudo e diretor do Instituto de Medicina Social, Epidemiologia e Economia da Saúde da Universidade de Berlim, no entanto, vê mais pontos positivos na descoberta.

- Os resultados do estudo são encorajadores, porque mostram que certos suplementos dietéticos podem atenuar as consequências da gripe comum.



Imagem: Reprodução/Getty Images

Fonte: R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário