domingo, janeiro 23, 2011

Sorvete é uma boa pedida no verão

Durante o verão, escolha picolés e sorvetes lights para não fugir da dieta

As altas temperaturas fazem do sorvete um dos alimentos mais consumidos no verão. Então, como aproveitar essa sobremesa sem minar com a dieta? De acordo com a nutricionista, Denise Johnsson Amaral, é melhor optar pelo picolé de fruta do que o sorvete em bola.

Nutricionista do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ela fez um estudo sobre o consumo dos gelados. E em uma tabela de comparação o que chama a atenção é a diferença entre um copo de soverte e o picolé. Na tabela, uma bola de sorvete de abacaxi tem 90 calorias, enquanto um picolé do mesmo sabor tem 55 calorias.

A vendedora de uma rede de sorvetes de Jardim da Penha, Paula Rodrigues, revela que os produtos mais consumidos são os picolés de fruta, mas que os gelados à quilo preferidos são os de chocolate, flocos, torta holandesa e mousse de maracujá. Deliciosos, mas não recomendados pela nutricionista para quem quer manter o peso no verão.

Em seu estudo, Denise Amaral também analisa o consumo do sorvete em pasta. Por serem feitos à base de leite integral, ricos em proteínas, é excelente reforço para quem quer manter a saúde dos ossos e dentes. Uma bola tem 80 miligramas de cálcio, a mesma quantidade encontrada em meio copo de leite. Mas ela alerta: o consumo exige cuidado, já que muitos gelados têm altas taxas de gordura saturada e são bastante calóricos.

"Duas bolas de sorvete têm cerca de 200 calorias. Podem ser uma opção de lanche no meio da tarde, substituindo sanduíches e salgados". A dica é optar por sorvetes light e com 0% de gordura, que têm baixo valor calórico. Além de fugir dos que têm acréscimo de pedaços de chocolate e amendoim.

E mais: nada de acrescentar caldas, coberturas e confeitos. "Não adianta escolher um sorvete light ou sem gordura e caprichar nas guloseimas como acompanhamento. O melhor é comer o sorvete puro ou acrescentar frutas frescas", orienta Denise.



Imagem: Reprodução

Fonte: ES Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário