quarta-feira, dezembro 29, 2010

Governo libera crédito para laptops para estudantes


O governo federal liberou hoje uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que Estados e municípios comprem laptops para estudantes das suas redes de ensino. O crédito faz parte do Programa "Um computador por Aluno", mas Estados e municípios só poderão comprar equipamentos para, no máximo, 25% dos seus estudantes.

Levando-se em conta que o governo federal só distribuiu até hoje 150 mil laptops e não tem previsão de orçamento para novas compras, a meta que dá nome ao programa deverá levar algumas décadas para ser cumprida, além de depender, na sua maior parte, da boa vontade e dos recursos de prefeituras e governos estaduais.

Chamado de ProUca, o programa, criado em 2007, teve problemas desde o início. Na primeira tentativa de licitação, o Ministério da Educação suspendeu a compra por considerar que o preço pedido pelas empresas estava muito acima do que o governo poderia pagar. Na época, a expectativa era de US$ 100 por equipamento, mas as melhores propostas estavam em torno de R$ 1.000.

De acordo com o último censo escolar, o País tem 23,5 milhões de alunos entre os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o ensino médio e o ensino médio profissional. Os 150 mil representam, hoje, 0,6% desse contingente. O financiamento pelo BNDES dependerá da capacidade de endividamento dos municípios e dificilmente chegará às redes mais pobres.

Fonte: Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário