sexta-feira, agosto 06, 2010

Nortexes - II semana de moda, será de 17 a 19 de agosto



Colatina já se prepara para a sua II Nortexes, a Semana de Moda do Norte do Espírito Santo, no período de 17 a 19 deste mês, no espaço do Centro Integrado Sesi/Senai, que vai reunir fornecedores e empresários de moda envolvendo um público formado principalmente por profissionais da área. Serão mais de 30 expositores, além de uma série de clínicas tecnológicas sobre gestão da indústria de confecções para os profissionais da área, workshops e palestras.
Um das atrações da segunda edição será o estilista paulista Jum Nakao, que inovou no mundo da moda ao apresentar na edição de 2004 do São Paulo Fashion Week modelos trajando roupas feitas de papel, que foram rasgadas no final do desfile. Ele apresentará um workshop sobre modelagem e a palestra "Monttainai Design - Redução, Re-uso e Reciclagem - pensando o processo criativo para o novo milênio".
O evento, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Vestuário de Colatina (Sinvesco), é destinado a profissionais, empresários, estudantes de moda e confeccionistas, e tem como objetivo apresentar produtos para suprir as demandas da produção têxtil local, considerado o maior polo de moda capixaba.
Para o Sinvesco, na Feira, que é realizada durante os três dias, os expositores apresentarão novidades em cortes e cores, tecidos, modelagens, aviamentos, máquinas, etiquetas, embalagens, entre outros segmentos. Para eles, é uma oportunidade de fechar negócios e divulgar sua marca. Para os empresários, é a chance de encontrar, em um só lugar, todo o material para a criação de suas coleções, além de estratégias mercadológicas e de ampliação do conhecimento no negócio de moda.
Mais de três mil pessoas devem visitar a Feira e conhecer as últimas novidades do setor de confecções. Deste número, 85% serão empresários, 10% funcionários de empresas de confecção (estilistas, compradores, costureiras, gerentes de produção) e 5% estudantes. Além das regiões Norte e Noroeste do Estado, o evento deve atrair participantes da Grande Vitória e de outros municípios capixabas e ainda de outros estados.
No ano passado, a Nortexes contou com as participações de um total de 1,8 mil empresas das regiões Norte e Noroeste capixabas. Um volume de negócios em torno de R$ 4 milhões foi gerado na Feira, que contou com as participações de 24 empresas expositoras.
Segundo informou o Sinvesco, o evento surgiu da iniciativa dos próprios empresários das regiões Norte e Noroeste que manifestaram o desejo de criarem um evento para a divulgação do APL (Arranjo Produtivo Local), e também para facilitar o acesso à informação e à geração de negócios, e às empresas fornecedoras, em busca de um mercado próprio.
O polo abrange Colatina, como a cidade de maior expressão do setor, e ainda os municípios do entorno como São Gabriel da Palha, Baixo Guandu, Águia Branca e Marilândia, contando hoje com aproximadamente 700 empresas no ramo. A predominância é de jeanswear, concentrando diversas empresas de reconhecimento nacional, alto faturamento e grande grau de profissionalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário