quarta-feira, julho 06, 2011

Seis unidades capixabas de ensino superior têm aprovação zero, divulga OAB


A OAB informou que irá notificar o Ministério da Educação (MEC) para colocar as instituições em regime de supervisão, o que pode levar ao cancelamento de suas operações

Seis instituições de ensino superior no Espírito Santo estão na lista de "aprovação zero", divulgada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), nesta terça-feira (05). Essas unidades não conseguiram aprovar sequer um aluno no Exame da Ordem, realizado em dezembro de 2010.



As faculdades no Espírito Santo que não registraram aprovados são:

- Faculdade de Castelo - FACASTELO, com 48 inscritos;

- Faculdade de Direito de Guarapari - FADIG, com um inscrito;

- Faculdade do Espírito Santo - UNES, com dois inscritos;

- Faculdades Integradas Norte Capixaba - FANORTE, com 52 inscritos;

- Instituto de Ensino Superior e Formação Avançada de Vitória - FAVI, com 21 inscritos;

- Instituto Vitória de Ensino e Cultura - IVEC, com dez inscritos;

No último Exame da Ordem apenas 9,7% dos bacharéis em Direito foram aprovados, de um total de 116 mil inscritos. No país, noventa instituições de ensino não registraram aprovados, o que denuncia a qualidade de parte dos cursos de Direito no Brasil. A prova é realizada pela Fundação Getúlio Vargas.

Situação é preocupante, mas não grave
O presidente da Comissão de Exame da Ordem da OAB no Espírito Santo, Aloísio Lira, afirma que a situação é preocupante, mas não grave. "O Estado tem que pensar na frente e se planejar para que essa situação não se repita. Acredito que em um prazo de cinco a dez anos o Espírito Santo possa estar entre um dos melhores ensinos de Direito do país", avaliou.

Lira contou ainda que há duas semanas houve um debate com as comissões das faculdades do Espírito Santo para discutirem o aperfeiçoamento do ensino. Nos próximos 30 dias uma nova reunião será realizada, e na pauta também estará o resultado divulgado pela OAB nesta terça-feira (05).

A OAB informou que irá notificar o Ministério da Educação (MEC) para colocar as instituições em regime de supervisão, o que pode levar ao cancelamento de suas operações. A avaliação da qualidade dessas instituições é realizada atualmente por meio do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade).

O que dizem as faculdades
- A Faculdade do Espírito Santo (UNES) explica que a turma mais avançada que possui está no penúltimo período de Direito, e, como a OAB permite que alunos a partir do 5º período façam o Exame da Ordem, os dois inscritos da UNES fizeram a prova apenas para um teste.

- O coordenador da Faculdade de Castelo (FACASTELO), Luís Cola, disse que não sabia dos resultados e ainda não se manifestou.

- A coordenação do Instituto de Ensino Superior e Formação Avançada de Vitória (FAVI) foi comunicada, mas ainda não se posicionou sobre os resultados divulgados pela OAB.

- A equipe de reportagem tentou contato com a Faculdade de Direito de Guarapari (FADIG), as Faculdades Integradas Norte Capixaba (FANORTE) e Instituto Vitória de Ensino e Cultura (IVEC), mas os coordenadores não foram localizados.

Foto: Ilustração
Fonte: http://www.capixabao.com/v3/noticia/7328/ensino/seis-unidades-capixabas-de-ensino-superior-tem-aprovacao-zero-divulga-oab/

Nenhum comentário:

Postar um comentário