domingo, junho 05, 2011

E.coli: surto da bactéria Escherichia coli mata e causa preocupação mundial. Entenda

Bactéria provoca doença conhecida como HUS. Problema tende a se espalhar pelo Norte da Europa e se agravar. Autoridades buscam causa da fonte da bactéria

O surto da Escherichia coli na Alemanha já infectou mais de mil pessoas e matou pelo menos dez. Acredita-se que a bactéria, mais conhecida por sua abreviação E.coli, se espalhou para outros países da Europa, incluindo o Reino Unido, Dinamarca, Suécia e Holanda, já que esses países também têm relatado casos de síndrome hemolítica-urêmica (HUS).

O governo alemão identificou a doença como sendo a síndrome hemolítica-urêmica (HUS), uma complicação séria de um subtipo da bactéria conhecido como E.coli, produtora de toxina Shiga (STEC). Em uma avaliação de riscos, o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) disse que o surto de HUS/STEC é um dos maiores do tipo no mundo.

A HUS afeta o sangue, rins e, em casos graves, o sistema nervoso, podendo ser especialmente perigosa para crianças e idosos. Cerca de 60 casos de HUS são informados anualmente na Alemanha, segundo o governo.

Os sintomas típicos de STEC aparecem de 1 a 8 dias após a infecção e incluem cólicas abdominais, início súbito de diarreia, por vezes acompanhada de vômitos e febre baixa. A doença geralmente dura de 1 a 3 dias, por si só, mas em 10% dos casos evolui para uma forma mais grave, tal como a síndrome hemolítico-urêmica, que é considerada a causa mais comum de insuficiência renal aguda em crianças europeias.

Inicialmente, as autoridades alemãs haviam apontado pepinos importados da Espanha como foco do surto, sendo inclusive aconselhado a população para que não comesse legumes crus, incluindo pepinos, alface e tomate, mas depois descartaram a possibilidade e dizem que ainda tentam descobrir a origem da contaminação. A Comissão Europeia (CE) chegou até a dizer que duas fazendas espanholas, uma em Málaga e outra em Almeria, haviam suspendido temporariamente seus trabalhos porque especialistas alemães teriam identificado pepinos dessas fazendas como fonte da bactéria.

Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controle das Doenças (ECDC), uma agência que monitora doenças na União Europeia, o surto atual de HUS é um dos maiores já relatados em todo o mundo e o maior já visto na Alemanha.

Os 15 casos de HUS relatados fora da Alemanha foram associados a viagens feitas ao norte do país no período previsto para contaminação. A maioria dos casos registrados no país ocorreu em mulheres adultas, o que é incomum, e as autoridades suspeitam que pode haver muito mais casos STEC com diarreia.

A Áustria também proibiu a venda de tomates e beringelas.

Entenda a bactéria E.coli

E.coli, abreviação de Escherichia coli, é uma das bactérias que revestem o intestino dos seres humanos e animais. Pode ser encontrada também na carne crua e mal cozida, água contaminada e leite. A maioria das cepas da E.coli é inofensiva. No entanto, pode causar intoxicação alimentar.

Para atestar o envenenamento de E.coli em uma pessoa, é necessário coletar uma amostra de fezes.

Acredita-se que a principal fonte de infecção é através do gado (carne crua e mal cozida).

Ela pode se espalhar como um resultado de:

•Ingestão de alimentos contaminados, como os hambúrgueres de carne mal cozida e verduras cruas que tenham sido lavadas ou regadas com água contaminada;
•Beber leite cru, produtos ou lacticínios;
•Contato com animais infectados.

Sintomas

Os sintomas de envenenamento por E.coli, que costumam aparecer cerca de 1 a 3 dias após a infecção, podem ser notados através de:

•Diarreia (às vezes sangrenta);
•Dor abdominal;
•Febre (às vezes).


Estirpe identificada

A agência europeia de segurança alimentar anunciou nesta quinta-feira, 2, ter identificado a estirpe da bactéria letal E.coli, que provocou 18 mortes na Europa, a maioria na Alemanha.

“Os resultados das análises de laboratório determinaram o agente causador”, afirma um comunicado da agência, que confirma que uma estirpe muito rara originou a epidemia.

A agência informou, no entanto, que a fonte do surto epidêmico continua a ser investigada, mas reiterou que a bactéria mortal se propagou através de alimentos contaminados na Alemanha.

A bactéria E.coli entero-hemorrágica provocou a hospitalização de mais de 1.000 pessoas e a morte de 18.

A Comissão Europeia suspendeu na quarta-feira o alerta sanitário decretado contra os pepinos espanhóis após uma denúncia equivocada das autoridades de Hamburgo (norte da Alemanha) sobre uma relação entre esses produtos e o surto mortal da bactéria E.coli.


Com informações divulgadas pelo Medical News Today e Agência Europeia de Segurança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário