quinta-feira, março 10, 2011

Saúde da mulher: exames e cuidados





O segredo é nunca descuidar da saúde. Fazer exames deve se tornar um hábito, além de buscar a qualidade de vida.



Para garantir seu bem-estar e saúde, a mulher deve, além de criar hábitos saudáveis, se preocupar menos. É o que diz a Dra. Ritamaris de Arruda Regis Borges, especialista em diagnóstico por imagens do Lavoisier Medicina Diagnóstica/DASA. "O mais importante é criar hábitos saudáveis, como ter uma alimentação balanceada, dormir bem, fazer atividades físicas e evitar o excesso de preocupação. Estar excessivamente preocupada gera estresse, o que pode desencadear uma série de patologias, que vão de doenças inflamatórias até tumores”, explica.

Beber em excesso, usar drogas, fumar, ter maus hábitos alimentares, vida sedentária e comportamento sexual de risco são fatores que contribuem para o surgimento de doenças, além da genética. "A história familiar da paciente também deve ser levada muito em conta. Por exemplo, em uma família onde a mãe já sofreu de câncer de mama, as filhas têm um risco aumentado de desenvolver a doença também", diz a Dra. Ritamaris.

Além disso, a prevenção é extremamente necessária. Exames como o papanicolau, que previne o câncer de colo uterino, o ultrassom pélvico ou o transvaginal, que avalia o útero e o ovário, além da mamografia, indicada para mulheres acima dos 40 anos, são imprescindíveis. As mulheres que já passaram pela menopausa também devem fazer o exame de densitometria óssea, para avaliar o grau de perda de massa óssea e indicar uma possível osteoporose. “Mesmo não tendo nenhum sintoma aparente, é importante que as mulheres realizem exames ginecológicos anuais. Não há uma idade específica para começar a rotina de ir ao ginecologista anualmente. Mas a indicação é que a partir da hora que comece a ter uma vida sexual ativa a paciente passe a ir ao consultório médico com mais frequência”, afirma Dra. Ritamaris.
FONTE: IDMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário