sexta-feira, janeiro 07, 2011

O que faz um brinquedo ser educativo?



Qualquer brinquedo é, de certa forma, educativo? Em quais aspectos um brinquedo pode estimular o desenvolvimento de uma criança?


Educativo é tudo que transforma a cognição, acrescentando o registro de novas experiências na memória. Já o brincar tem que ser lúdico, gostoso.

As duas coisas juntas são um grande negócio. Mas nem sempre é possível ou desejável. Às vezes é preciso só brincar, só fazer de conta e deixar a fantasia voar alto.

Muitos pais abominam os computadores. Eles podem ser considerados educativos?

Tudo depende do contexto. Computadores podem ser ótimos ou péssimos. Se bem orientados pelos pais ou educadores, terão excelente progresso cognitivo.

E os videogames? Eles podem prejudicar a interação social das crianças?

Assim como os computadores, os videogames são bons ou ruins dependendo da intensidade, da interatividade e da orientação e bom-senso dos pais.

Armas de brinquedo e bonequinhos de guerra podem prejudicar a formação da criança?

Armas e soldadinhos são excelentes se usados de modo sadio. A agressividade faz parte da vida real e brincar disso ajuda a experimentar essa força afetiva. O cuidado reside na ausência de violência, que cabe aos educadores não estimular. Se o pai só sabe brincar de espada, revólver e treina o filho para ser um pit-bull, os brinquedos serão mero detalhe.

A participação dos pais nas brincadeiras dos filhos é boa para o desenvolvimento infantil?

É absolutamente fundamental que os pais acompanhem as brincadeiras dos filhos e eventualmente brinquem juntos. Qualquer menino de três anos precisa brincar de espada com o pai, ou de luta ou de qualquer "faz de conta" competitivo para que ele se identifique com a masculinidade do pai.

Bonecas “adultas” ajudam a inserir um padrão de beleza e a prejudicar a autoestima das meninas?

Bonecas Barbie talvez estimulem a inveja e um precoce sentimento de frustração. A criança com menos de sete anos não tem a capacidade cognitiva de pensar com a categoria tempo. Para ela, os pais já nasceram adultos e ela nunca vai crescer. Então, esperar o tempo da juventude chegar e suas transformações torna-se impossível. Deveria haver mais bonecas como a Princesa Fiona, gordas, de pele escura, de cara pobre e com limites físicos.

De acordo com o que há no mercado hoje, qual é considerado o presente que mais ajuda no bom desenvolvimento da criança?

O melhor presente é a atitude dos pais. Qualquer loja de brinquedos educativos pode orientar no que é mais adequado para a idade da criança. Mas o que todo mundo já sabe é que contar histórias, inventá-las, dramatizá-las é sempre nota 10. Legos, damas, xadrez, brinquedos de madeira, quebra-cabeças, dança, são básicos.

Quais são as dicas de presentes infantis que você daria para os pais?

Um detalhe: nunca se deve desprezar três coisas:

O brinquedo que a criança quer;

O brinquedo que ela pode construir;

O objeto transicional que crianças pequenas elegem para enfrentar a vida com bem-estar, como panos, pelúcias, etc., não devem ser retirados, a não ser que a criança concorde com isso. Quanto menor a criança, maior o apego e a necessidade que terá dessa ferramenta eleita por ela como brinquedo encantado.

Ione Atlas é doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. CRP SP 2895

Nenhum comentário:

Postar um comentário