segunda-feira, janeiro 10, 2011

Depois dos celulares, Google invade mercado de tablets


Em plena expansão no mercado dos celulares, o sistema Android, do Google, supera o domínio da Apple no setor de tablets, com dezenas de fabricantes optando por ele.

No centro das atenções da CES (Consumer Electronics Show), feira de produtos eletrônicos que acontece em Las Vegas, nos EUA, está o sistema Honeycomb, conhecido também como Android 3.0. Ele será equipado no tão esperado tablet Xoom (pronuncia-se "zoom"), da Motorola, e também no próximo aparelho da Samsung e em outro da LG. Outros fabricantes, como Dell e Lenovo, também optaram pelo Android.

Esses anúncios consecutivos coincidem com a subida do Android para a segunda posição do ranking de sistemas operacionais mais utilizados nos smartphones (celulares inteligentes) nos Estados Unidos.

Segundo números divulgados nesta quinta-feira (6) pela empresa ComsCore, o Android possui uma fatia de 26% do mercado, se aproximando do sistema BlackBerry, que está perdendo o fôlego e tem 33%. O sistema do iPhone tem 25%.

O analista financeiro Youssef Squali, do grupo Jefferies, diz que "o Honeycomb está por toda a CES", apesar de o Google não ter um estande na feira.

– O sucesso do Google nos celulares é uma vitória importante para um grupo que havia sido criticado por muitos que achavam que ele só sabia fazer uma coisa: cuidar de seu sistema de buscas.

Na empresa Forrester, a analista Sarah Rotman Epps considerou que o sucesso do Android, e em particular do Honeycomb "representa uma ameaça bem maior para a Microsoft do que para a Apple".

– Dos 24,1 milhões de tablets que achamos que os consumidores americanos comprarão em 2011, a maioria continuará sendo iPads, mas os consumidores à procura de uma alternativa mais barata e rica em funcionalidades vão optar pelo Google e não pela Microsoft.

No CES, os tablets com Windows são comparativamente raros. Durante seu discurso de abertura na noite de quarta-feira (5), o executivo chefe da Microsoft, Steve Ballmer, mostrou vários projetos de aparelhos interessantes, em particular das empresas asiáticas Acer e Asus. Mas, dos quatro tablets apresentados pela Acer, três rodam com Android e apenas um com Windows.

Semente da discórdia, a fabricante chinesa Lenovo casou o Windows com Android em seu aparelho, um dos mais notados do salão, o híbrido IdeaPad U1: em forma de computador portátil, o U1 funciona com Windows 7, mas quando a tela é retirada para se tornar um simples tablet, batizado de LePad, nos deparamos com o sistema Android - como se a Lenovo julgasse decididamente que o Windows é inapto para as pranchetas eletrônicas.

Pequeno consolo para a Microsoft: o Android é um sistema aberto e gratuito e "ninguém sabe se a Google está ganhando dinheiro com ele", diz Sarah.

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados

Imagem: Reprodução


Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário