segunda-feira, janeiro 03, 2011

11 pequenas dicas para você prosperar e fazer de 2011 um ano diferente



Todo mundo quer ter um 2011 sem problemas financeiros, feliz no amor e bem de saúde mas como fazer com que isso ocorra? O Divirta-se selecionou 11 dicas

1 - O primeiro passo é organizar sua vida. Priorize as coisas e coloque sua vida em evidência para se jogar em uma verdadeira reestruturação interna. Quando você muda, tudo ao seu redor se transforma também, e o ano novo é o tempo ideal para isso.

2 - Roselake Leiros, da revista Você RH, aponta que é preciso traçar objetivos que não dependam dos outros para a realização. "Quero que meu namorado me ame", por exemplo, não seria sustentado por você e sim por ele. Só formule objetivos sobre os quais é possível agir. O objetivo não é "quero que meu chefe me dê aumento", mas sim, "farei o que for necessário para obter uma promoção".

3 - Para começar o ano sem problemas financeiros, o educador financeiro Reinaldo Domingos ressalta que é necessário fazer uma planilha com todos os gastos (por 30 dias), onde devem constar até mesmo passeios, lanchinhos, gorjetas, etc. Coloque em sua planilha os valores típicos de início de ano, como IPTU, IPVA, material escolar. Também não esqueça gastos como presentes, aniversários, licenciamento de veículo, viagens, dentre vários outros.

4 - Estabeleça os sonhos (objetivos) e prazos para realizá-los (esses podem ser de curto, médio e longo prazo), depois os coloque em seu orçamento mensal de 2011 os valores que terá que poupar para atingi-los; Acredite, cortando pequenos gastos que não contabilizamos no nosso cotidiano e outros supérfluos, é possível destinar parte de seus rendimentos (de 10 a 20%) para começar a poupar, sempre atrelando essa poupança a um sonho ou objetivo.

5 - A blogueira Camila Oliveira, do Oficina da Moda, conta que para ficar em dia com as emoções, primeiro equilibre seus sentimentos: jogue fora tudo que não te faz bem e te lembra um passado receoso. Aproveite este novo tempo para começar a cuidar de você também e dos seus pensamentos, anseios e desejos: se foque no que te acrescenta, gaste energias apenas naquilo que te faz bem e uma pessoa maior.

6 - Para o lado profissional, vale avaliar-se objetivamente. Quais seus pontos fortes e fracos? Como eles impactam em sua carreira?; Como foi sua evolução profissional e social nos últimos três anos? O que aumentou, melhorou, modificou-se de modo positivo para você?

7 - Na medida do possível, tenha mais participação social, aceite os convites. A partir da socialização você consegue ser visto e lembrado. O que é bom para o lado social, afetivo e até mesmo profissional. Quem sabe não surge a vaga que você tanto quer na empresa do seu amigo?

8 - Na saúde, manter uma alimentação saudável e equilibrada, juntamente com a prática de exercícios, é hoje a melhor, mais segura e econômica forma de medicina preventiva. Uma dieta balanceada contribui para sua qualidade de vida e bem-estar. Pessoas que têm uma alimentação saudável são mais resistentes a infecções, têm mais disposição e equilíbrio, além de estarem mais protegidas contra doenças, como obesidade, hipertensão, doenças cardíacas, colesterol e diabetes. Se está sem ânimo para começar, sempre vale a pena chamar um amigo para começar essa meta com você.

9 - Ainda para o bolso, é bom evitar a todo custo entrar no limite do cheque especial e pagar a parcela mínima do cartão de crédito, essas são armadilhas para o desequilíbrio financeiro, em função dos altos juros. Assim, uma medida é, se possuir mais de um cartão, quebre os que menos usar e negocie as taxas existentes. Também peça para que seja retirado o limite do cheque especial.

10 - Gastar não é sinônimo de felicidade, assim, lembre-se que estar próximo de quem se ama não tem preço. Em vez de valorizar o consumo, valorize mais a troca de sentimentos.

11 - A dica de Roselake é a melhor para fechar o ciclo: pense positivo. Sempre foque em coisas boas, jamais na tragédia, na dor, no desânimo, na preguiça. Quem foca em coisas ruins, atrai o mesmo para a própria vida. Pensamentos, sentimentos, falas e ações precisam estar alinhados para que as coisas fluam, e você realize. Felicidade constrói felicidade, portanto, esteja feliz desde já, como se já estivesse realizado o que você quer.

Fonte: Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário