terça-feira, dezembro 21, 2010

Verão será de forte calor no Espírito Santo




As temperaturas deverão ficar acima do normal, com a média máxima acima de 32°C.

O verão chega ao hemisfério Sul nesta terça-feira (21), às 21h38. Caracterizado por suas altas temperaturas e dias mais longos que as noites, a estação – que prossegue até o próximo dia 20 de março – deverá ser de muito calor para os capixabas. De acordo com o Centro de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), as chuvas deverão ocorrer dentro das médias históricas de cada região, mas a previsão é que as temperaturas fiquem acima do normal, com a média máxima acima de 32°C.

“O prognóstico da meteorologia é que o verão 2010/2011 terá temperaturas mais altas do que a média histórica”, afirma o meteorologista do Incaper, Hugo Ramos. Segundo ele, um fator que pode contribuir para a prevalência do calor são os períodos de estiagem provocados por sistemas de alta pressão atmosférica, que inibem a formação de nuvens e deixam o tempo bastante quente.

Ainda de acordo com o meteorologista, as possibilidades de chuvas fortes não são descartadas nos meses de janeiro, fevereiro e março. “Neste período também podem ocorrer mudanças rápidas nas condições do tempo, causadas pela combinação entre as altas temperaturas e a presença de umidade na região, o que favorece a formação rápida de nuvens de tempestade e ocasiona chuvas de forte intensidade em um curto período de tempo, principalmente à tarde, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento”, afirmou Hugo.

De acordo com a média histórica da estação, as temperaturas máximas médias no verão giram em torno dos 28ºC na Região Serrana e 32ºC nas demais regiões, enquanto as mínimas médias ficam em 18ºC na Região Serrana e 22ºC nas demais áreas.

A média acumulada de precipitação costuma ser alta, e fica acima dos 500 milímetros (mm) nas regiões Noroeste, Serrana e Caparaó, entre 300 e 400mm nas regiões litorâneas e entre 400 e 500mm nas demais regiões.

Previsão para a semana

Até esta quarta-feira (22), o tempo segue estável em todo o Espírito Santo e não há possibilidades de chuvas em nenhuma área do Estado. As temperaturas devem variar na região Serrana, com mínima de 16°C e máxima de 28°C. Já nas demais regiões, as variações serão de 19°C a 36°C.

Entretanto, a tendência para quinta-feira (23) é de tempo parcialmente nublado e pancadas de chuva nas seguintes regiões: Sul, Serrana e Grande Vitória. Na sexta-feira (24), as chuvas deverão ocorrer em todas as regiões capixabas. As temperaturas devem variar entre 14°C e 27°C na região Serrana e entre 19°C e 34°C nas demais regiões.

Para uma melhor avaliação das condições meteorológicas futuras, a população deve acompanhar a emissão dos próximos boletins de tempo. O Incaper disponibiliza em sua página na internet (www.incaper.es.gov.br) a previsão de tempo, que é atualizada duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra a partir das 16 horas.


Fonte: Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário