terça-feira, novembro 16, 2010

Estresse: dicas para buscar o equilíbrio

EstresseNa atualidade, deparamo-nos com a agitação diária, o melhor desempenho, a busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, a dupla jornada, a corrida pela sobrevivência. Além disso, há o cuidado com os filhos, com a família, com a estética tão difundida na mídia, o entendimento de novos equipamentos como celulares, computadores, programas de informática, sites de relacionamento, entre outros, que são atualizados diariamente. O tempo é igual para todos, mas os compromissos parecem maiores. Ansiamos ganhar, ser vitoriosos nas nossas escolhas, e não temos tempo a perder, não temos tempo para pausas. E assim, diante de tantas coisas a conquistar, nos tornamos ansiosos, agitados, impulsivos, impacientes, intolerantes. Não dispomos de um momento para nós mesmos, e sim para nossas conquistas, cada vez maiores. E dessa maneira, sem que percebamos, o estresse vai tomando conta.

Não paramos, corremos; não pensamos, agimos por impulsividade; não refletimos, atuamos. Escravizamo-nos sem nos darmos conta disso. É nesse turbilhão de situações que vivemos. Para revertermos esse estado de agitação, precisamos tomar conta de nós, olhar para nossas necessidades, pois nos distanciamos do ser e nos aproximamos do ter. Precisamos voltar ao nosso eixo, ao nosso centro, nos conectar novamente ao nosso ser. O que fazer então? Se não podemos parar o tempo, podemos aplicar parte dele somente para nos organizarmos. Um instante só para nós. Podemos, por exemplo, praticar a meditação, aquietando nossa mente, nosso pensamento, abastecendo assim de energia e calmaria nosso ser.

Quando estamos equilibrados, temos maior domínio das situações que devemos enfrentar diariamente. A meditação faz parte de uma das áreas citadas a seguir, as quais são importantes para nossa estabilidade. Assim:

Área Física:

- Alimentação. Ingerir alimentos saudáveis, frutas, legumes, verduras, grãos, sementes, germinados. Dar preferência a sucos naturais. Lembrando que não devemos simplesmente engolir os alimentos, mas mastigá-los, sentindo o sabor dos mesmos e colaborando para a sua digestão. Ao conscientizarmo-nos desses pequenos detalhes, já estaremos nos cuidando e, assim, respeitando o ritmo do nosso corpo.

- Exercícios físicos, caminhada, yoga, etc. O exercício físico libera a endorfina, que é um neurotransmissor, o qual possui uma ação analgésica que propicia sensação de bem-estar, melhorando o estado de humor e a alegria, o que colabora para a diminuição do estresse.

- Respiração. Podemos dar mais atenção a ela, mesmo andando na rua para o trabalho ou na hora de buscar o filho na escola. Normalmente a nossa respiração é curta e não permite que oxigene de maneira adequada nosso corpo. Uma dica ao estarmos andando é inspirar em quatro passos, segurar a respiração em mais quatro passos e expirar em outros quatro passos. Nesse momento estamos mais uma vez nos percebendo e respirando melhor.

- Relaxamento. Diminui a atividade muscular e psíquica, prevenindo os estados de estresse.

- Sono. Este é muito importante para nossa recomposição e devemos respeitá-lo tanto quanto possível. O ambiente em que dormimos deve ser calmo, escuro, sem sons; as pequenas luzes como de celulares, DVD, TV, controle remoto, computador, etc. devem ser desligadas, pois interferem no nível de melatonina que deve ser atingido para que tenhamos um sono reparador.

Área Emocional:

- Psicoterapia, meditação, entre outros. A psicoterapia vai ajudá-lo no autoconhecimento e amadurecimento, onde você terá um tempo exclusivo de intimidade consigo mesmo, auxiliando-o a encontrar maneiras para resolver dificuldades e problemas que o afligem. A meditação acalma a mente, renova e traz paz interior. Lembrando que muitas vezes o estresse e a tensão se iniciam em nossa mente, levando a problemas de saúde ou agravando-os.

Área Mental:

- Estudo, novos cursos, leitura de bons livros, bons filmes, etc. O ideal é preencher e nutrir a nossa mente com bons momentos e práticas que nos façam crescer, e não nos aflijam, causando ansiedade.

Área Espiritual:

- Frequentar um templo, igreja, centro, sinagoga, etc. É uma oportunidade de estudo e conhecimento que nos remete à fé.

- Orar - com fé; oração sem fé torna-se automática e sem um sentido maior. Orar é uma maneira de nos conectarmos com Deus. Mesmo para os que não partilham e não acreditam, sabe-se que a oração possui benefícios terapêuticos como maior equilíbrio e fortalecimento emocional, disposição e confiança, hoje estudados pela ciência.

Quando todas essas áreas estão em equilíbrio, nos sentimos bem. Quando uma delas ou mais não são respeitadas, há uma defasagem e nos sentimos descompensados, não estamos plenos, em harmonia. Essa “não plenitude” associada ao corre-corre diário e ao cansaço nos leva ao estresse.

Também não podemos nos esquecer da área social e assim manter comunicação com nossos amigos, fazer um passeio, frequentar teatro, cinema. Às vezes, fazer algo que nos dê prazer, como, por exemplo, comer o doce preferido ou comprar algo que nos agrade. Tudo sem exageros, pois esses estão relacionados com ansiedade. Quando estamos equilibrados, agimos com tranquilidade e cautela. Muitos resultados dependerão de decisões e atitudes que tomarmos. Se estivermos bem, tanto melhor.

Como exemplo para acalmar nosso corpo e nossa mente, apresentamos, dentre os muitos exercícios que podemos fazer, um de relaxamento e outro de meditação. Podemos realizar estes exercícios quando estivermos com alguma preocupação, diante de uma prova, um exame, uma entrevista de emprego, enfim, de alguma situação que nos cause ansiedade.

Relaxamento:

Deite-se ou sente-se numa posição confortável, afrouxe cintos e tudo o que o incomode. Caso queira, coloque uma música suave, de natureza, como de cachoeiras, canto de pássaros, mar, ou música clássica mais calma. O ambiente deve estar escuro ou na penumbra. Encontre um ponto luminoso, como um ponto de luz refletindo no teto ou parede. Fixe o olhar nesse ponto e abra e feche os olhos, contando mentalmente até 60 (que equivale a 1 minuto). Ao terminar a contagem feche os olhos e, prestando atenção a cada parte do corpo, repita também mentalmente:

- Os músculos da minha testa relaxam e adormecem;

- Os músculos das minhas pálpebras relaxam e adormecem;

- Os músculos do meu nariz relaxam e adormecem;

- Os músculos da minha boca relaxam e adormecem;

- Os músculos das minhas orelhas relaxam e adormecem;

- Os músculos da minha face relaxam e adormecem;

- Os músculos do meu pescoço relaxam e adormecem;

- Os músculos do meu braço (parte superior) relaxam e adormecem;

- Os músculos dos meus antebraços relaxam e adormecem;

- Os músculos das minhas mãos relaxam e adormecem;

- Os músculos dos dedos das minhas mãos relaxam e adormecem;

- Os músculos do meu peito (ou abdômen) relaxam e adormecem;

- Os músculos dos meus quadris (ou glúteos) relaxam e adormecem;

- Os músculos das minhas costas relaxam e adormecem;

- Os músculos das minhas coxas relaxam e adormecem;

- Os músculos das minhas pernas relaxam e adormecem;

- Os músculos dos meus pés relaxam e adormecem;

- Os músculos dos dedos dos meus pés relaxam e adormecem.

Todo o meu corpo relaxa e adormece. Esse estado de paz tranquiliza e refaz minha energia. Meu coração irradia amor em forma de luz.

Permanecer nesse estado de relaxamento por alguns minutos. Se quiser pode adormecer, ou então, após um tempo, voltar a movimentar cada parte do corpo lentamente, se espreguiçar e retornar às suas atividades. Esse exercício pode ser feito na hora de dormir, quando já estiver deitado.

Meditação:

Este exercício pode ser feito com os olhos fechados ou abertos. No caso de permanecerem abertos, poderá ser realizado, por exemplo, na sala de espera do médico ou dentista, e mesmo durante o tempo em que permanecer numa fila de banco.

Assim, imagine um ponto no chão, distante de você aproximadamente três passos. Fixe o olhar nesse ponto de modo que seus olhos permaneçam semiabertos.

Se estiver num ambiente onde possa se sentar, fique numa posição confortável, com a coluna reta e as mãos sobre a perna, com as palmas viradas para cima ou para baixo. Comece a respirar calma e profundamente, contando de 1 até 7 (inspirar e expirar = 1).

Não se fixe a nenhum pensamento, deixe-os passar. Se houver um barulho, como um avião passando, uma cadeira arrastando, alguém conversando, etc., pense: um avião está passando ou arrastaram uma cadeira ou alguém está conversando. Deixe isso de lado e inicie novamente a contagem da respiração a partir do 1. Caso não incomode tanto, permita apenas que o pensamento passe.

Você pode permanecer nesse estado de meditação por 5 minutos e ir aumentando aos poucos até o tempo que desejar. Esse estado meditativo acalmará a sua mente, ao mesmo tempo em que a respiração oxigenará seu cérebro. É como se você fizesse uma limpeza na mente para reorganizar os pensamentos.

Habitue-se a cuidar de si. Para obter resultados positivos em sua vida, inclua seu nome em sua agenda.

Fique na paz.

Rita Maria H. Silva é psicóloga clínica. CRP 06/24119-8

Fonte : IDMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário