quinta-feira, outubro 14, 2010

Foliculite: o que fazer para evitá-la?

A foliculite é uma inflamação no local onde fica o pelo, causando o que é chamado de "pelo encravado". Muitos homens sofrem com este problema devido à depilação com lâmina de barbear ou cera. Veja algumas dicas para evitar este incômodo mal!

homem-tomando-banhoO melhor momento para fazer a barba é durante o banho. A água quente e o vapor facilitam o barbear e evitam a inflamação dos poros. Com o calor, os poros ficam mais abertos e os pelos mais macios. Para essa prática, já existem no mercado espelhos antiembaçantes, desenvolvidos especialmente para essa finalidade.

Deve-se iniciar o ato de barbear pelas laterais do rosto, onde a pele é menos sensível, e por último o queixo, sempre no sentido do pelo.

Para aqueles que não gostam de fazer a barba no banho, a alternativa é deixar uma toalha umedecida com água morna ao redor do rosto por dois minutos.

homem-lavando-rostoAntes de se barbear, o rosto deve ser lavado com sabonete neutro para remover impurezas e evitar inflamações.

É importante utilizar cremes ou géis de barbear que contenham em sua composição elementos anti-inflamatórios, antissépticos e refrescantes. Esses produtos devem ser utilizados de acordo com o tipo de pele: o creme é mais adequado às peles secas e o gel às peles oleosas. A mesma sugestão vale para os produtos de pós-barba.

As lâminas do barbeador devem ser trocadas a cada quatro ou cinco barbas, principalmente para aqueles com barba mais grossa (a lâmina usada pode arranhar a pele e causar inflamações).

homem-fazendo-barba

Não pressionar com muita força a lâmina contra a pele e fazer a barba no sentido dos pelos (apesar de não ficar tão rente, ajuda a evitar inflamações).

No caso de pele com acne, cuidado para não cortar as regiões lesionadas, o que pode disseminar a bactéria presente na acne.

Após o barbear, o rosto deve ser enxaguado com água fria para fechar os poros. Loções pós-barba sem muito álcool evitam a irritação e o ressecamento da pele. Quem tem acne pode substituir a loção por um antibiótico na forma de gel.

Sempre que possível, não faça a barba um dia da semana, para que a pele possa descansar.

barbeador-eletricoOs barbeadores elétricos são mais utilizados por quem tem pressa ou se fere no ato de barbear, porque irritam menos, porém, realizam um barbear menos eficaz, pois cortam os pelos menos rentes à pele. É uma boa indicação para quem tem foliculite, ou pelos encravados.

dv1928023

Para abandonar o sacrifício de se barbear diariamente, a cada dia aumenta a procura de homens pela depilação a laser, pois, com algumas sessões, o sacrifício de se barbear diminui ou até se acaba. É uma opção para aqueles que querem se ver livres de vez da barba.

Dr. Adriano Almeida é dermatologista, especialista em medicina estética, professor da pós-graduação do curso de dermatologia da Fundação Pele Saudável e Diretor da Sociedade para Estudos do Cabelo. CRM 119415

Fonte:http://idmed.uol.com.br/Sa%C3%BAde/Homem/foliculite-o-que-fazer-para-evita-la.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário