quarta-feira, setembro 29, 2010

Greve deve impedir acesso de clientes a caixas eletrônicos a partir desta quarta-feira


Os capixabas que precisarem utilizar os bancos e caixas eletrônicos devem enfrentar transtornos a partir desta quarta-feira (29). Isso porque os bancários do Estado iniciam uma greve e devem impedir o acesso dos clientes às agências.

A greve foi aprovada em assembleia realizada na última quinta-feira (23), no Centro Sindical, em Vitória. A única proposta concreta dos bancos foi um reajuste de 4,29% sobre salários e demais verbas, como tíquete-alimentação. O índice refere-se apenas à inflação do período, estando bem longe do mínimo de 11% reivindicado pelos bancários.
Então, os capixabas avaliaram que, diante da ausência de propostas para as reivindicações da categoria, tanto nas negociações gerais com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), quanto nas negociações específicas com os bancos públicos, a única saída é a greve.
A categoria também alega que a pauta social tem sido ignorada pelos banqueiros. Segundo eles, as filas estão grandes, os juros elevados e os bancos negam melhorias no sistema de segurança das agências, colocando em risco a população e os bancários. .
Negociação
Os bancários já estão em negociação com a Fenaban desde o dia 1º de setembro. Desde então, os banqueiros negaram cláusulas relativas a condições de trabalho, saúde dos trabalhadores, combate ao assédio moral, mais segurança nas agências, valorização do piso salarial e da PLR, criação de planos de cargos e salários, reajuste salarial compatível com os lucros do setor financeiro, contratação de mais bancários para diminuir as filas e o fim dos correspondentes bancários, com a substituição desses por novas agências.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário