terça-feira, setembro 28, 2010

Chá verde e suas mil e uma virtudes!


As virtudes medicinais do chá são de conhecimento milenar, especialmente pelo seu efeito estimulante. Mas hoje a ciência está comprovando suas propriedades terapêuticas e cosméticas.

E isso está acontecendo com o chá-verde ou banchá, considerado atualmente um aliado da saúde por ser rico em flavonoides (substâncias antioxidantes), que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce.
Também está comprovado que o chá-verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico. A Sociedade Brasileira de Médicos Antroposóficos vai mais além e defende que esse chá ajuda a prevenir diversas doenças e a manter a qualidade de vida.
As virtudes do chá-verde na prevenção de doenças vêm do fato de que ele é rico em bioflavonoides e catequinas, que são substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem a diversas enfermidades.
Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino. O consumo diário desse chá pode diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim) e fortalecer as artérias e veias.
Mas as boas notícias não acabam aí: está comprovado que o chá-verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal.
Pesquisadores acreditam que o hábito de beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em países do Oriente.

São necessários alguns cuidados na hora do preparo do chá:
• Guardá-lo bem acondicionado em local fresco e seco;
• De preferência, nada de acrescentar açúcar.

Como preparar:
Faça uma infusão com 1 colher de sopa rasa da erva para cada xícara de água “quase” fervente
Fonte : IDMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário