Sem exageros é possível manter a forma e curtir as delícias do inverno sem culpas
Falta pouco para o inverno chegar, começa no próximo dia 21, mas as temperaturas já caíram e com o friozinho vem o desejo de comer as delícias da estação: fondue, chocolate quente, caldos, sopas e tudo que possa esquentar o corpo com muito sabor. Diante de tantas calorias, o Vida Saudável vai mostrar como comer bem sem perder a boa forma.
"Com a chegada do inverno, vem o apetite aumentado. É normal a fome crescer um pouquinho, porque o corpo gasta mais energia para manter-se aquecido. Mas isso não pode ser uma desculpa para cairmos nas tentações, ou seja, nas guloseimas que são vilãs da nossa saúde", afirma a nutricionista Isabela Mol.
Segundo Isabela, as bebidas quentes, como os chocolates, capuccinos e café expresso com chantilly estão na lista dos vilões do inverno e devem ser consumidos com moderação.
E não pense que o caldo é totalmente inofensivo nesta história. "Os caldos também precisam ser ingeridos com cautela, eliminando sempre que possível ou diminuindo a porção de catupiry, bacon e linguiças. Fique de olho nas torradas amanteigadas. Se possível, prefira os caldos de legumes, como o de inhame, que ajuda o sistema imunológico", indica.
A nutricionista Giovana Guerra recomenda deixar para ingerir os alimentos mais calóricos em momentos especiais e por poucas vezes na estação.
"Caldos que levam queijo e creme de leite devem ser evitados. A manteiga da torrada, por exemplo, pode ser substituída pelo fio de azeite com orégano e alho. Bata no liquidificador esta mistura e passe uma pequena quantidade em um pão de forma sem casca cortado em cubinhos. Depois coloque no forno por cinco minutos e o acompanhamento menos calórico está pronto", ensina.
O mais aconselhado pela nutricionista Isabela Mol é unir vários legumes e fazer uma sopa, pois os legumes possuem pouca caloria e são ricos em fibras, podendo acrescentar os grãos, que são gordurosos, mas contêm uma "gordura boa". "Assim, a refeição será mais completa, contribuindo para o funcionamento do intestino e sem provocar o aumento do colesterol", destaca.
Veja no final da matéria uma galeria de fotos com as frutas e legumes típicos deste mês
Junho é época de ... Atemoia (da família da graviola), kiwi, laranja lima, mexerica, tangerina, abóbora, batata doce, berinjela, cará, ervilha, inhame, mandioca, brócolis, cenoura, almeirão, milho verde, palmito, amendoim, canjica, cebola, pinhão. (fonte: blog hortifrut)
Temperos
Para fugir do excesso de sal e gordura nas preparações, uma boa opção é aproveitar o sabor dos temperos naturais. Salsa, cebolinha, coentro - dependendo da composição-, cebola e alho desidratados são boas alternativas. Outra dica e o nirá, tempero novo que é uma mistura de cebolinha com cebola e possui boa resistência em geladeira. Se você quiser, pode congelar. O mesmo processo pode ser feito com alho-poró. Orégano, alecrim, tomilho e manjericão também podem ser utilizados nas refeições.
Higienização
As mortes causadas pela bactéria E.coli estão assustando o mundo. Por isso, nada melhor do que a prevenção. Os alimentos devem ser higienizados com água corrente e, em seguida, colocados por 15 minutos em uma mistura de água com hipoclorito de sódio, que é o cloro orgânico. No rótulo do produto há a informação sobre a quantidade a ser utilizada. Esta substância pode ser encontrada em supermercados na parte onde as verduras estão expostas. Segundo a nutricionista Giovana Guerra, a água sanitária pode ser usada para a limpeza dos alimentos, mas o consumidor tem que tomar cuidado com a composição química dessa água. "Ela deve conter apenas o produto cloro ativo, não pode ter soda cáustica, que também é conhecida como hidróxido de sódio e NaOH - usado para desentupir-, porque esse produto penetra como um elemento de contaminação química nos alimentos", avalia.
VEJA ALGUMAS DICAS E RECEITAS:
•Uma das tentações do inverno é o fondue de chocolate, que deve ser consumido com moderação - mesmo sendo difícil
•Que tal um chá bem quentinho para aquecer os dias de frios? A bebida é leve e prática. É só colocar na água quente, adoçar a gosto e pronto! Fique aquecido por um bom tempo.
Caldo de cenoura com raspas de gengibre ao perfume de laranja
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de azeite
- 125g de cebola picada em cubinhos
- 500g de cenoura picadas em rodelas
- 1 litro e meio de água
- 15g de gengibre ralado
- 120 ml de suco de laranja
- Sal e azeite a gosto
Modo de preparo
Dourar a cebola no azeite. Acrescentar a cenoura e refogar por três minutos. Adicionar o gengibre e a água e deixar ferver até a cenoura ficar cozida. Bater no liquidificador até formar um creme homogêneo e voltar com este creme para a panela, acertar o ponto do sal, deixar ferver por cinco minutos. Finalizar com o suco de laranja e servir.
Acompanhamentos
Salsinha, cebolinha ou alho-poró.
Caldo de Inhame
Ingredientes
-1kg de inhame sem casca(s) e picado(s)
-1 litro de leite semi desnatado
-100 gr de margarina light
-1 unidade(s) de cebola picada(s) finamente
-Quanto baste de cebolinha verde para polvilhar
-Quanto baste de sal
-Quanto baste de pimenta-do-reino branca
Modo de preparo
Derreta a margarina e salteie bem a cebola. Junte o inhame e o leite. Tempere com sal e pimenta. Quando o inhame estiver bem cozido, bata no liquidificador .Se ficar grosso, adicione um pouco mais de leite até obter a consistência cremosa desejada. Se preferir pode deixar alguns pedaços. Sirva bem quente, salpicado com a cebolinha
Sopa
Ingredientes
-6 unidades de batata-baroa
-1 cenoura
-1 abobrinha
-1 cebola pequena
-Tempero verde a gosto
-Sal a gosto
Modo de preparo
Descasque e pique a batata, bem miúda, coloque em panela funda com 2 e ½ litro de água e o caldo de carne e ½ colher de sal, deixe cozinhar por 15 minutos.Tire e bata no liquidificador e reserve. Esta pode ser a base para qualquer tipo de sopa. Pique a cebola e refogue em pouquíssimo óleo, acrescente a cenoura ralada grossa, a abobrinha e a batata cortadas bem miudinhas, coloque a base, acrescente os temperos, cozinhe por apenas 15 minutos e está pronta. Pode consumir assim ou bater no liquidificador.
Caldo de batata-baroa com alho-poró
-1 cebola média picada
-1 dente de alho espremido ou socado
-1 colher de sopa de azeite
-3 batatas-baroas médias picadas
-3 xícaras de água
-1 pitada de noz-moscada ralada
-1 alho-poró picado em lâminas finas
-Sal a gosto
Modo de preparo
Refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente a batata-baroa e refogue mais um pouco. Coloque a água (600ml) e o sal. Abafe e cozinhe bem. Deixe por cerca de 20 minutos depois que iniciar a fervura. Quando a batata estiver macia, bata com um mixer ou no liquidificador. Volte ao fogo, acrescente a noz-moscada e o alho-poró. Coloque mais água, dependendo da sua preferência quanto à consistência. Ferva um pouco para apurar o sabor.
Fonte: Gazeta OnLine
Nenhum comentário:
Postar um comentário