O que é o Boa Noite Cinderela?
Na verdade, “Boa Noite Cinderela” é o nome dado no Brasil ao golpe que se caracteriza por administrar, sem que a vítima saiba, substância que promova um estado modificado de consciência caracterizado por uma incapacidade de reação (luta ou fuga). Tal estado propicia abordagem inadequada à vítima e, via de regra, de cunho sexual. Trata-se de violação facilitada pelo uso de substâncias psicoativas. A sigla em inglês é DFSA (drug facilitated sexual assault), que, traduzindo, significa “abordagem sexual (inadequada) facilitada pelo uso de drogas”. A característica desse golpe é a de que após o evento a pessoa não se recorda, ou seja, é abordada, violentada sem capacidade de reação (consentimento questionável) e depois não se recorda do ocorrido.
Do que é composto o Boa Noite Cinderela?
Várias substâncias podem ser utilizadas nesse golpe. A mais utilizada é o GHB (ácido gama-hidroxibutírico), uma substância usada em festas “raves”, onde é conhecida como “Líquido X” ou “Ecstasy Líquido”. A cetamina (conhecida em festas “raves” como “K” ou “Special K”), substância usada como anestésico para humanos e animais, é também utilizada como droga de abuso por suas características, quando utilizadas em doses baixas, de modificação de estado de consciência caracterizada por melhora do humor, alucinações visuais, desprendimento da realidade, aumento da sociabilidade e comunicabilidade, também é utilizada nesta abordagem ilícita. São também utilizados os compostos benzodiazepínicos flunitrazepam e midazolam, usados na clínica médica como indutores de sono e como pré-anestésicos.
O que cada substância causa nas pessoas? Quais são os sintomas que o Boa Noite Cinderela causa? A pessoa fica totalmente desacordada?
Essas substâncias têm em comum o fato de produzirem amnésia temporária e por esse motivo são utilizadas como facilitadoras de crimes como assalto e estupros, em situações onde o criminoso adiciona a droga à bebida da vítima em bares ou festas sem que a mesma perceba e aproveita-se do entorpecimento que essas substâncias promovem para cometer o crime. Nas concentrações normalmente utilizadas para o efeito buscado pelos usuários ou que são administradas às vítimas, a pessoa não fica totalmente desacordada, mas sim entorpecida, sem capacidade de reagir, e sob esse efeito é que se dá o estupro.
Por quanto tempo a pessoa fica sob efeito do Boa Noite Cinderela? Por que o Boa Noite Cinderela é chamado de “droga do estupro”?
O tempo de duração desse torpor vai depender da droga e da concentração utilizada. No caso do GHB, que é a substância mais utilizada para a prática do crime “Boa Noite Cinderela” e que, por esse motivo, é chamado de “droga do estupro”, a dose utilizada na prática do golpe é de aproximadamente 2g (aproximadamente uma colher de chá ou o correspondente diluído em líquido). A droga é comercializada no estado líquido com características de ser incolor, inodora e de sabor levemente amargo, que é mascarado quando colocado em bebidas. Nessa concentração ocorre a sonolência que caracteriza o estado em que ocorre o crime. Usuários que fazem uso voluntariamente utilizam doses menores (0,5 a 1,5g) em busca de um estado de relaxamento, tranquilidade, sensualidade e ligeira euforia, com sensações de felicidade, sendo, por esse motivo, erroneamente comparado com o “Ecstasy”, que é o nome dado à substância cujo nome químico é metilenodioximetanfetamina ou MDMA, daí o nome dado ao GHB de “Ecstasy Líquido”. O “Ecstasy” (MDMA) não é utilizado na prática do golpe “Boa noite Cinderela”.
Por quanto tempo a pessoa fica sob efeito do Boa Noite Cinderela?
Os efeitos do GHB se iniciam em 20 a 30 minutos após a ingestão e duram de 2 a 5 horas, dependendo da dose e das características individuais da pessoa. Por ser um depressor do SNC (Sistema Nervoso Central) e ser normalmente administrado ou usado em associação com o etanol (bebidas alcoólicas), esse efeito pode ser potencializado e a duração se prolongar. À semelhança do que acontece com o uso do etanol, é comum o usuário ou vítima dormirem na sequência do efeito e ao acordarem não se lembram do que ocorreu devido à amnésia que a substância provoca.
O Boa Noite Cinderela pode causar problemas mais graves às vítimas, dependendo da quantidade utilizada e do histórico médico da pessoa?
O GHB é uma substância muito potente e mesmo em pequenas doses pode causar intoxicações intensas. Um dos problemas do uso de GHB está na pequena diferença entre as doses que podem provocar o efeito desejado e aquelas que podem causar superdosagem (overdose). Quando foi introduzido no mercado na década de 60 do século passado, seu uso era como anestésico intravenoso (o uso como anestésico foi proibido e atualmente é comercializado apenas no mercado ilícito). Como qualquer anestésico, a forma segura de administração está relacionada a cálculos exatos de peso, pressão sanguínea, metabolismo e susceptibilidades individuais, que variam de pessoa para pessoa, e é por esse motivo que, quando sob efeito de anestesia, as pessoas devem ser rigorosamente monitoradas por anestesistas. O uso ilícito, obviamente, não contempla tais cuidados e o fato de ser muito potente (baixas doses causam efeitos importantes), pouco seguro (dose que faz o efeito é muito próxima da dose tóxica) e ser utilizado juntamente com bebida alcoólica faz com que sejam vários os casos de intoxicação grave e morte associada ao uso de GHB. Doses acima de 1,5g (portanto usadas para a aplicação do golpe ou usadas recreacionalmente por usuários) podem estar relacionadas à intoxicação aguda. Os sinais e sintomas observados incluem náuseas, vômitos, agitação, perda da visão periférica, visão turva, desorientação, convulsões, dificuldade respiratória, podendo ocorrer coma e óbito.
Quando todos festejam e ocasionalmente ingerem bebida alcoólica, é mais comum o uso do Boa Noite Cinderela por criminosos?
O uso de drogas é um fenômeno mundial e ocorre durante todo o ano, porém em ocasiões de festas, como, por exemplo, no Carnaval, ocorre o aumento de consumo de todas as drogas recreacionais. Não há estatísticas disponíveis sobre o aumento específico do GHB, até porque, felizmente, o número de casos no Brasil ainda é pequeno, podendo estar subestimados seja por falta de estatísticas ou porque o diagnóstico laboratorial não é de fácil execução.
O Boa Noite Cinderela só pode ser colocado em bebidas? Ou balas e cigarros podem conter os componentes?
Embora, em bases teóricas, seja viável que uma bala seja embebida em solução de GHB com posterior utilização, esse fato jamais foi reportado quer no Brasil, quer na literatura internacional. Quanto ao fato de ser usado em cigarros não é possível, pois suas características químicas não permitem sua volatilização pelo aquecimento, sendo que esse procedimento o degradaria e, portanto, perderia a ação.
Quais são as recomendações para evitar o golpe do Boa Noite Cinderela?
O mais indicado, como sempre, é estar acompanhado de amigos em locais idôneos e, por exemplo, não deixar bebidas desacompanhadas em recipiente onde seja fácil adicionar drogas. Alguns recursos recomendados são utilizar recipiente fechado com orifícios por onde, através de “canudinhos”, se possa ingerir a bebida e por onde é difícil introduzir alguma substância de forma imperceptível.
Existem no mercado, em outros países, kits para se verificar se a bebida apresenta GHB. Os mais comuns são em forma de cartão (como naqueles suportes para copos), onde se molha o local especificado com a bebida. Se a bebida contiver GHB, aparece uma cor diferente. Há bares que distribuem esses cartões para as pessoas fazerem o teste após deixar a bebida desacompanhada. Esse teste, entretanto, pode dar falso positivo ou negativo, dependendo da bebida, concentração de GHB, cor da bebida, etc., e por esse motivo deve ser usado com essas ressalvas.
FONTE : IDMED