2
A culinária japonesa é uma das mais consumidas no Brasil. Restaurantes que servem culinária oriental se multiplicam cada vez mais (como sushi bar e casas especializadas em temakis) e com isso é possível encontrar delícias nipônicas em quiosques e shoppings.
Com fama de comida leve e de fácil digestão, a mistura com alimentos de origem chinesa, como o yakissoba e o rolinho primavera, pode fazer com que seu prato fique calórico. A atenção deve ser redobrada também quando o assunto é o consumo de peixes crus, pois um prato mal preparado pode esconder bactérias perigosas.
Quando bem preparada, a comida japonesa é natural, o que só traz benefícios à saúde. O sashimi (peixe cru) auxilia na redução do colesterol e no controle da hipertensão. O broto de feijão, ingrediente presente em saladas, deve ser consumido cru e possui vitamina C e fibras. O arroz branco, presente na maioria dos pratos, é fonte de carboidratos e aminoácidos essenciais, além de possuir ferro. O gengibre e a raíz forte, que sempre acompanham os pratos de sushi, são fundamentais na culinária japonesa. Enquanto o gengibre tem ação bactericida e ação digestiva, a raíz forte atua contra a formação de cáries e tem sabor diferenciado. O shiitake, tipo de cogumelo muito apreciado pelos japoneses, tem sido usado em pratos requintados e estimula a defesa imunológica.
Abaixo estão listados os alimentos mais consumidos pelos brasileiros, separando os de origem japonesa e os chineses junto com as calorias de cada prato. Assim fica mais fácil comer sem culpa e ter certeza de qual é a opção mais saudável!
Culinária chinesa
Gyoza: trata-se de um pastelzinho, que costuma ser cozido, recheado com carne de porco ou frango. Também há os restaurantes que prefiram a iguaria frita, como os pastéis comuns, ou na chapa. Se for feito em óleo de imersão, o gyosa pode ter 300 calorias por unidade.
Harumaki (rolinho primavera): é feito com uma massa fina e crocante recheado originalmente com legumes cozidos, como cenoura e repolho. Por ser frito, deve ser consumido com moderação. Existem versões salgadas mais calóricas, como as recheadas com queijo ou camarão, e também rolinhos doces, com chocolate, morango ou banana, Pode ser encontrado salgado ou doce. Um rolinho de legumes tem cerca de 110 calorias.
Yakissoba: macarrão bem fininho que, depois de cozido, é feito na chapa com molho shoyo, legumes e carnes, que podem ser de porco, frango ou bovina. Costuma ser uma receita bastante calórica, mas se preparado em casa, bastam 10 colheres de molho para saborear o alimento sem pesar tanto na consciência. A receita tradicional leva broto de feijão, cenoura, pimentão, cebola, couve-flor e acelga. Um prato de 200 gramas tem cerca de 400 calorias, em média.
Culinária japonesa
Missoshiro (Sopa de Soja): A soja traz inúmeros benefícios para a saúde e esta receita, além de ter o alimento como ingrediente, ainda pode ser acrescida de queijo de soja (tofú), vegetais e peixe. Os japoneses acreditam que esta sopa prolonga a vida, pois ajuda o corpo a funcionar melhor. Um prato possui 100 calorias.
Sashimi: por ser peixe cru fatiado, esse alimento pode ser consumido sem sustos. Salmão, atum, robalo, namorado e linguado são os peixes mais utilizados no preparado desta iguaria. Cuidado com o uso de molhos, como agridoce e shoyu, pois em excesso eles podem engordar muito o prato. Cada fatia possui cerca de 20 calorias.
Sushi
Existem 23 tipos dessa iguaria, mas para facilitar veja os doze mais consumidos:
Tekamaki: feito de arroz, atum cru e alga marinha (8 calorias);
Shakemaki: arroz e salmão cru envoltos em alga marinha (10 calorias);
Ebimaki: arroz e camarão cozido com alga marinha (18 calorias);
Kanimaki: arroz recheado com kani cozido e gergelim e alga (18 calorias);
Skin Maki: arroz, pele de salmão grelhada, molho agridoce e alga marinha envoltos em gergelim (22 calorias);
Sushi de camarão: bolinho de arroz coberto com kani cozido, preso por uma fatia fina de alga marinha (40 calorias);
Niguiri de atum: bolinho de arroz coberto com atum cru (45 calorias);
Niguiri de salmão: bolinho de arroz coberto com salmão cru (47 calorias);
Uramaki de atum: arroz recheado com atum cru e alga marinha e envolto em gergelim (49 calorias);
Uramaki de salmão: arroz recheado com salmão cru e alga marinha, envolto em gergelim (52 calorias);
Califórnia: arroz recheado com manga, kani cozido, maionese, pepino e alga marinha, envolto em gergelim (53 calorias);
Hot Philadelphia: é feito com arroz, cream cheese e salmão, mas por ser frito em óleo acumula muitas calorias (90 calorias).
Tempurá: por ser crocante, é um bom alimento para introduzir a comida japonesa no paladar dos pequenos. Se tratam de verduras, legumes e frutos do mar empanados e fritos. Uma unidade tem cerca de 50 calorias.
Isabela Leão é Nutricionista graduada pela CESUMAR. Membro da organização nutricional do Paraná.
FONTE: IDMED