O que é o herpes labial? O vírus é o mesmo que causa herpes genital?
O vírus da herpes existe em dois subtipos: o tipo 1, que é o labial, e o tipo 2, que é o extralabial, que pode ser genital ou pode aparecer em outras partes do corpo, como na face ou nas nádegas, que é um local preferencial para o vírus.
Além dessas duas regiões, o herpes pode aparecer em qualquer outro lugar?
Na face ele pode seguir o trajeto do nervo facial ou um ramo do trigêmeo (nervo craniano) e aparecer até nos olhos. A nádega é um outro lugar bastante comum.
Como se dá o contato com o vírus?
O contato com o vírus é de transmissão pessoal, através da proximidade da pessoa que está com herpes daquela que não está. Pode ser transmitido pelo contato íntimo, por uso de objetos comuns (copos, por exemplo).
Qual o período de incubação do herpes labial?
O período de incubação, se considerado o tempo entre o contato e o aparecimento dos sintomas do herpes, é de 24 a 36 horas.
A imunidade baixa permite o desenvolvimento do herpes?
Sim. É nesse momento de baixa imunidade que o vírus se manifesta. Estatisticamente falando, 90% das pessoas têm o vírus no corpo, sendo que, desses 90%, 60% apresentam a forma clínica (que é o herpes visível). Os outros têm o herpes, mas não se vê.
Quais são os sintomas?
Começa com um ardor no local, que dura, em média, um dia. Logo depois começam a aparecer vesículas (bolinhas de água) e o ardor aumenta. Nesse momento começa também a aparecer uma coceirinha no local, que vai ficando vermelho, e depois vai ampliando.
Qual a evolução das feridas?
Primeiro são bolinhas de água, que, ao se romperem, formam crostas, que secam e formam feridas.
Em quanto tempo as feridas somem?
O processo todo dura, em média, uma semana.
É necessário fazer algum tratamento ou o herpes tende a desaparecer sozinho?
Se não tratarmos, ele vai desaparecer sozinho após esse período de 7 dias, mas é importante tratar para que a próxima aparição demore mais para acontecer.
A herpes é muito contagiosa? Qual a distância segura que se deve manter de alguém que está com herpes?
Ela é contagiosa. Quando você está a menos de 1 metro da pessoa, já está se contaminando.
Há vacina contra a herpes?
Sim. São várias doses, uma a cada semana, com resultado, infelizmente, não total. Isto é, não é certeza de que, se você tomar a vacina, não terá mais herpes.
Prof. Dr. Valcinir Bedin é médico dermatologista formado pela USP, mestre e doutor em medicina pela UNICAMP, tricologista e nutrólogo, Diretor do CIPE (Centro Integrado de Prevenção do Envelhecimento)e Presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo.
FONTE: IDMED
Nenhum comentário:
Postar um comentário