O consumo de chá gelado industrializado por crianças levanta alguns problemas, como os listados abaixo:
Consumo de bebida com açúcar
O chá gelado industrializado é semelhante a outras bebidas sem gás e contém um teor significativo de açúcar, do qual se originam vários problemas, como:
a) Provoca dependência da bebida em si e estimula a preferência pelo que é doce;
b) Não elimina a sede;
c) Devido às alternativas a) e b), estimula um consumo constante, que contribui a médio prazo para eliminar o apetite e consequentemente provoca diminuição do consumo de alimentos importantes como o leite, frutas e outros alimentos com interesse nutricional.
Consumo de bebida contendo cafeína
A bebida de chá possui cafeína na sua composição, a qual tem duas implicações: é estimulante e pode causar, entre outras perturbações na criança, a redução da qualidade do sono, fator de extrema importância no desenvolvimento infantil. Além disso, a cafeína, se ingerida em paralelo com alimentos contendo cálcio, como legumes verde-escuros ou contendo leite, impede que esse mineral seja absorvido no organismo, pois existe incompatibilidade metabólica. Há menor rentabilidade nutricional.
Consumo excessivo durante as refeições
Se ingerido em excesso no período das refeições, o que quase sempre acontece com as bebidas açucaradas, irá diluir os sucos gástricos, impedindo a sua eficiente ação e por consequência dificultar a digestão e impedir também de tirar o máximo partido nutricional dos alimentos ingeridos.
Aqui estão três boas razões para deixar de comprar estas bebidas para consumo em casa, substituindo-as por sucos naturais diluídos, sem nunca esquecer a importância do consumo de água, que deve prevalecer sempre. Os pais devem favoravelmente dar sempre esse exemplo simplesmente evitando ter estes produtos disponíveis, mas, uma vez ou outra, permitir o seu consumo fora de casa, evitando também situações extremas.
FONTE: IDMED
Nenhum comentário:
Postar um comentário