Fé e esperança parecem sinônimas, mas podem ter sentidos diferentes dependendo do que cada um quer expressar através delas.
Esperança...
... como o nome sugere, implica um estado de espera. E se quem espera não tem maturidade para compreender que a dor e as perdas fazem parte da vida, e abraça a esperança como mera reação ao desespero, o resultado pode ser frustração e até revolta caso a expectativa não se cumpra - a volta de um amor perdido, por exemplo.
Esse tipo de esperança supõe que o poder espiritual deve realizar nossas vontades e operar milagres. Se o milagre não vem nos sentimos desamparados.
Fé...
..."quem a tem confia num plano superior e entende que as dificuldades atendem a um propósito e servem como aprendizado”, observa o professor Franklin Santos, da Faculdade de Medicina da USP. “O indivíduo tem uma postura mais realista, o que faz com que se sinta menos desamparado mesmo quando o problema não se resolve do jeito como gostaria".
O que diz a evolução
Do ponto de vista da evolução, fé e esperança são sinônimos. "A espécie humana foi se adaptando para viver em ambientes hostis - e uma das 'armas' ou características evolutivas que garantiram nossa sobrevivência foi a esperança. Os mais confiantes sobreviveram, assim como os que suportaram melhor o frio, o calor...", finaliza João Calixto.
FONTE:
http://mdemulher.abril.com.br/bem-estar/reportagem/auto-ajuda/diferenca-fe-esperanca-613229.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário