Falar muito ou chamar a atenção para si nem sempre é o melhor caminho. Confira as dicas de consultoras de RH para conquistar o emprego
Por Roberta Ávila
''O erro mais comum é achar que, para levar a vaga, é preciso se mostrar um líder, falar mais e se destacar dos outros concorrentes'', explica a psicóloga Maria Cristina Gattai
Foto: Getty Images
Dinâmica de grupo: o que fazer antes e durante
''O candidato que participa de uma dinâmica deve procurar ser ele mesmo'', recomenda Irina R. Schuchman, psicóloga e consultora de RH da Cia de Talentos. Para Patrícia Pereira, psicóloga e consultora de RH da Catho Online, é muito importante que o candidato tenha bom-senso durante as atividades. Confira abaixo algumas dicas para não dar bola fora ao participar de uma dinâmica:
Antes
. Leia jornais e revistas e inteire-se dos assuntos que estão em destaque.
. Use maquiagem e joias discretas, vá com o cabelo impecável e com um bom sapato.
. Procure saber como os funcionários da empresa se vestem e siga o padrão.
. Caso não consiga obter essa informação, escolha peças discretas e de cores neutras. Usar blazer com saia ou com uma calça de cor sóbria (como preto, cinza, marrom ou bege) é o ideal para as mulheres.
Durante
. Não fale sobre assuntos polêmicos, a não ser que isso seja proposto como atividade.
. Você não está competindo com os demais. Não se preocupe em eliminar os concorrentes.
. Ser a candidata mais falante nem sempre é positivo. O importante é o que você diz.
. Não espere o coordenador da dinâmica chegar perto para começar a falar. Os candidatos são observados de longe também.
. Quem é tímida deve se esforçar para participar das discussões em grupo.
. Não invente uma personagem completamente diferente de você. Ninguém é capaz de fingir por muito tempo. Caso seja contratada, vão exigir que você tenha o mesmo comportamento demonstrado durante a dinâmica.
. Tome iniciativa, mas tenha cuidado para não atropelar ninguém.
. Ao responder às questões propostas, não tente adivinhar o que a empresa prefere. O objetivo é evidenciar o que você pensa.
Exercícios mais comuns nas dinâmicas
. Autoapresentação: é o momento em que os candidatos falam um pouco sobre si com a ajuda de objetos. Podem ser fotos, revistas, cartazes ou objetos pessoais (algo que eles tenham na carteira, por exemplo). É comum a recrutadora distribuir uma palavra e pedir para as pessoas improvisarem sobre aquele tema. A intenção é observar como o candidato fala em público, se é bom de improviso e se tem raciocínio lógico.
. Análise de um caso: o grupo tem de lidar com um desafio, geralmente relacionado com a empresa que oferece a vaga de emprego. A recrutadora observa como os candidatos trabalham em equipe e a capacidade de argumentação de cada um.
. Venda de um produto: a psicóloga propõe que os candidatos vendam um produto (um rádio quebrado, por exemplo). O objetivo é testar a capacidade de persuasão de cada um.
Fonte: Maria Cristina Gattai, 53 anos, psicóloga e professora, São Paulo, SP
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