A partir da próxima semana vans circularão pela cidade fiscalizando propagandas irregulares. Noventa denuncias de compra de votos em 20 dias no Tribunal Regional Eleitoral capixaba (TRE-ES).
A informação é do presidente do órgão desembargador Pedro Valls Feu Rosa. De acordo com ele, este crime foi a maioria, mas neste mesmo período, ao todo o TRE-ES recebeu 272 denúncias de corrupção eleitoral. Há informação de que candidatos estariam prometendo cestas básicas, material de construção e dinheiro em troca do voto.
A intenção do presidente é que, após divulgado dessa parcial a população seja incentivada a denunciar ainda mais. E esta é a sua esperança, que acredita que outro incentivo será o início da propaganda eleitoral no rádio e TV. "A tendência de agora para frente é de que esse número aumente gradativamente, principalmente após o início da propagada no rádio e na televisão. Infelizmente os números indicam um percentual grande de denúncias sobre compra de votos. Diante disso, a Justiça Eleitoral reforça o pedido a toda população capixaba para que denuncie". Pedro Valls lembra também que todos os recursos da tecnologia podem ajudar: fotos e filmes de celular são aceitos como prova de delitos eleitorais. Contando com a tecnologia, o TRE disponibilizará à população painéis para que sejam acompanhados os processos - com que juiz está e seu andamento. Posteriormente as informações serão divulgadas no site do TRE.
"Nós queremos que a população seja o juiz dessa fiscalização e acompanhe também os trabalhos dos juízes da propaganda eleitoral. São 55 magistrados fiscalizando a propaganda eleitoral em todo Estado e a população vai poder acompanhar quanto tempo cada juiz está levando para julgar uma denúncia ou um processo em tramitação", destaca.
O canal aberto a todas as denúncias está dentro do programa de Ética e Transparência Eleitoral do TR-ES. E que conta com uma novidade. A partir desta segunda-feira (09) outra ação começa a ser realizada na Grande Vitória: toda segunda, quarta e sexta-feira duas vans sairão do TRE às 09 horas com juízes fiscalizadores da propaganda. Eles irão percorrer a Grande Vitória para autuar qualquer tipo de propaganda irregular. A sociedade civil e a imprensa terão lugares reservados nas vans para acompanhar o trabalho dos magistrados.
O desembargador espera conseguir estender este serviço para o interior do estado ainda neste pleito.
Fonte: eshoje.com.br / Capixabão
Nenhum comentário:
Postar um comentário