quinta-feira, setembro 30, 2010
Dia da Secretária ! 30 de setembro
Dupla ganha 10 prêmios em festivais de Música em dois meses
A última conquista foi no Festival de Música da Caixa Econômica Federal, realizado há 11 dias em Bicanga (Serra-ES), quando eles ganharam quatro troféus com as músicas Camafeu (primeiro lugar, e melhores letra e arranjo) e Teia (segundo lugar). Resultados que representarão o Estado na etapa nacional que vai acontecer em Goiânia, no início de dezembro.
Os outros foram: com a música “Aranha do Tempo”, no dia 13 de agosto foi em Vitória (segundo lugar), no dia 14 em Alvinópolis/MG (terceiro), e no dia 28 em Paracatu/MG (primeiro e melhores arranjo e letra). Neste último, eles concorreram com grandes nomes do gênero como Zebeto Corrêa, Marinho San, Tânio Cezar, entre outros. No dia 5 de setembro, com Camafeu. foi em Santa Maria do Suaçuí/MG (primeiro lugar),
Juntando os currículos, os dois acumulam quase meio século de estrada, cantorias e amizades por onde foram para cantar. Dimas, 44 anos, tem uma história com cerca de 100 festivais, dos quais 50 premiações. Iniciou a carreira nos festivais em 1988, quando participou e venceu o Festival Municipal de Música de Colatina e depois não parou mais de participar de outros, que hoje são sua grande escola para cantar e compor, e também virar um estudioso no assunto. Os cantores Pereira de Viola e Bilora são seus companheiros de longa data nesta estrada.
Dimas também é poeta. Funcionário da Caixa Econômica Federal há 23 anos, há oito anos exerce o cargo de secretário Municipal de Cultura da Prefeitura de Colatina, onde desenvolve mais de trinta projetos culturais. Entre eles, os que ele já tem credencial para organizar com sua larga experiência como “festivaleiro do Brasil”: os cinco festivais de música que promove por ano. Na área, destaque também para a Escola Municipal de Música, que conta com 1.200 alunos. Sem contar os concursos literários, as mostras de cinema e teatro, entre outros.
É necessário citar também o que trouxe para Colatina: o Encontro de Teatro Popular Latino-americano (Entepola), em parceria com o grupo La Carreta, do Chile, totalmente gratuito, que entra em sua quarta edição na próxima semana (6 a 10) e que vai receber atores capixabas, cariocas, paulistas, brasilienses e ainda os peruanos e argentinos.
Efrahim, 52 anos, cantador há 30 anos dos festivais, é baiano, criado em Belo Horizonte e há seis anos mora em Colatina. Gravou seu primeiro CD “Canto das Águas” ainda em Belo Horizonte, com o qual concorreu ao prêmio Sharp, em 2008. Lançou seu segundo CD “Mar e Lua”, com treze trilhas, das quais sete de autoria de Dimas. Atualmente é coordenador de formação cultural da Prefeitura, e do Projeto Sinfonia, desenvolvido na Escola de Música (violão, viola, acordeon e teclado), que tem 10 núcleos no município.
Termina hoje inscrição do rock Colatina
O objetivo da Secretaria de Cultura é incentivar a criatividade dos compositores e contribuir para o movimento musical de rock no país. Até o momento já foram mais de 40 inscrições e outras 10 que estão em processo de checagem.
As inscrições aconteceram durante todo o mês de setembro através dos Correios via sedex, online (www.culturacolatina.com.br). No entanto, aqueles que desejam fazer as inscrições pessoalmente na Secretaria de Cultura terão até a sexta-feira, dia 1º, ou via online, até a próximo sábado, 2. Todo o regulamento está disponível no portal da Cultura de Colatina.
O resultado da pré-seleção será divulgado pela imprensa local, no site da cultura e no site da Prefeitura de Colatina (www.colatina.es.gov.br) e comunicado diretamente ao participante. Para os pré-classificados a Secretaria de Cultura irá disponibilizar um auxílio para bandas ou intérpretes de outros estados.
Este ano a novidade é a convergência cultural que vai acontecer durante o Rock Colatina. No dia 16 haverá a palestra de produção independente e cineclubismo, mostra de vídeos, lançamento do documentário underground “Na Tora” e a apresentação das 18 bandas pré-selecionadas.
No dia 17 acontece a Mostra Cultural que não tem ligação direta com o Rock Colatina. Neste dia a partir das 14 horas cinco bandas se apresentam na praça. Encerrando a programação da Mostra, às 20 horas, se apresentam a banda “Lordose pra Leão” e a banda “Os Pedrero” às 21 horas.
O Rock Colatina é uma realização da Prefeitura de Colatina por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer com apoio da Câmara Municipal de Vereadores e produção da N Mansur Produções e Eventos e Bossa Brasil.
Programação:
Sábado (16)16 horas
Domingo (17)
14 horas – Apresentação das bandas: Os Pedrero, Lordose pra Leão, The Boys Boys, Maldita Geni, Kavernosos, Poisongot e Polyphone.
Serviço:
Secretaria Municipal de Cultura de Colatina
6º Rock Colatina – Festival Nacional de Rock 2010
Av. Ângelo Giuberti, s/n
(Prédio da Biblioteca Municipal)
Bairro Esplanada
CEP 29702-902 – Colatina – ES
Telefone: (27) 3177.7073
Contatos:
contato@culturacolatina.com.br
quarta-feira, setembro 29, 2010
Conjuntivite alérgica na primavera: previna-se !
Oftalmologistas alertam: a primavera é uma estação marcada pela elevada incidência de conjuntivite alérgica. De acordo com Dr. José Geraldo Pereira, do Hospital de Olhos Inob - Brasília, pólen, tempo seco, ácaros e mofo são os principais fatores por trás do aumento dos casos de conjuntivite alérgica.
Os sintomas da alteração são bem conhecidos: coceira, ardência, lacrimejamento, olhos vermelhos, além de fotofobia - caracterizada por sensibilidade excessiva à luz. “Quem mais sofre são as crianças, por terem o hábito de esfregar os olhos. E, quando contaminadas, as mãos atuam na propagação de diversas doenças”, lembra o especialista.
O diagnóstico é realizado necessariamente por um oftalmologista. O tratamento depende do fator desencadeador e do estágio da reação alérgica. Algumas medicações podem ser recomendadas para acabar com a infecção, aliviar os sintomas ou diminuir o desconforto, como aqueles à base de antiinflamatórios em forma de colírio ou administradas por via oral. A automedicação é absolutamente desaconselhada: “Pode agravar o problema ou mascarar outra patologia”.
Confira as dicas para prevenir a conjuntivite alérgica:
Personal trainer brasileira, Fernanda Rocha entra para elenco de reality show americano 'Real Housewives of Orange County'
A nova temporada do reality show "'Real Housewives of Orange County" terá uma brasileira no elenco. Segundo o site Celebuzz, a personal trainer Fernanda Rocha será mais uma das mulheres de Orange County a ter sua vida mostrada na TV.
Greve deve impedir acesso de clientes a caixas eletrônicos a partir desta quarta-feira
A greve foi aprovada em assembleia realizada na última quinta-feira (23), no Centro Sindical, em Vitória. A única proposta concreta dos bancos foi um reajuste de 4,29% sobre salários e demais verbas, como tíquete-alimentação. O índice refere-se apenas à inflação do período, estando bem longe do mínimo de 11% reivindicado pelos bancários.
Então, os capixabas avaliaram que, diante da ausência de propostas para as reivindicações da categoria, tanto nas negociações gerais com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), quanto nas negociações específicas com os bancos públicos, a única saída é a greve.
A categoria também alega que a pauta social tem sido ignorada pelos banqueiros. Segundo eles, as filas estão grandes, os juros elevados e os bancos negam melhorias no sistema de segurança das agências, colocando em risco a população e os bancários. .
Negociação
Os bancários já estão em negociação com a Fenaban desde o dia 1º de setembro. Desde então, os banqueiros negaram cláusulas relativas a condições de trabalho, saúde dos trabalhadores, combate ao assédio moral, mais segurança nas agências, valorização do piso salarial e da PLR, criação de planos de cargos e salários, reajuste salarial compatível com os lucros do setor financeiro, contratação de mais bancários para diminuir as filas e o fim dos correspondentes bancários, com a substituição desses por novas agências.
Você sabe quem são os candidatos?
terça-feira, setembro 28, 2010
Você sabe o que é crime contra a honra?
A injúria, de outro lado, consiste em atribuir a alguém qualidade negativa, que ofenda sua dignidade ou honradez. Nos últimos tempos, principalmente com a democratização da internet e a maior vinculação de informações, tem-se falado muito sobre os crimes contra a honra. É preciso, então, saber do que se trata a questão para que possamos saber como agir diante de uma possível ofensa à honra.
Saiba como usar os batons fluorescentes que prometem ser hits no verão
Fonte : Gazeta ONLINE
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/09/672342-saiba+como+usar+os+batons+fluorescentes+que+prometem+ser+hits+no+verao.html
Chá verde e suas mil e uma virtudes!
E isso está acontecendo com o chá-verde ou banchá, considerado atualmente um aliado da saúde por ser rico em flavonoides (substâncias antioxidantes), que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce.
Também está comprovado que o chá-verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico. A Sociedade Brasileira de Médicos Antroposóficos vai mais além e defende que esse chá ajuda a prevenir diversas doenças e a manter a qualidade de vida.
As virtudes do chá-verde na prevenção de doenças vêm do fato de que ele é rico em bioflavonoides e catequinas, que são substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem a diversas enfermidades.
Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino. O consumo diário desse chá pode diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim) e fortalecer as artérias e veias.
Mas as boas notícias não acabam aí: está comprovado que o chá-verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal.
Pesquisadores acreditam que o hábito de beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em países do Oriente.
São necessários alguns cuidados na hora do preparo do chá:
• Guardá-lo bem acondicionado em local fresco e seco;
• De preferência, nada de acrescentar açúcar.
Como preparar:
Faça uma infusão com 1 colher de sopa rasa da erva para cada xícara de água “quase” fervente
segunda-feira, setembro 27, 2010
Evento : Aniversário do Geraldinho ( Geraldo Varnier)
Foi uma festa com muitos amigos e como era de se esperar muitas visitas de candidatos e a ilustre presença de nosso Prefeito Leonardo.
Com direito a uma linda Celebração conduzida pelo Padre Sinval, a apresentação da banda Peróla Negra, muita comida e um delicioso churrasco.
Parabéns Geraldinho, foi com muito orgulho que recebemos seus convidados em nossa Associação.
Mais fotos entre na página : Fotos - Eventos
http://bairrojardimplanalto.blogspot.com/p/imagens.html
A Diretoria
Lançamento do DVD do nosso amigo Joel Rosa
Com muita alegria e simplicidade Joel Rosa brilhou no lançamento de seu DVD, e como era de se esperar seus amigos vieram prestigiar a festa com a participação de vários cantores dando uma força ainda maior para a festa.
Parabéns Joel, precisamos de mais pessoas dedicadas como você em nossa sociedade.
Mais fotos : entre na página : Fotos - Eventos
http://bairrojardimplanalto.blogspot.com/p/imagens.html
A Diretoria.
Neymara Carvalho e Leandro Chagas reinam na Bahia
A festa brasileira foi completa neste sábado decisivo do Bahia Bodyboarding Show. O atleta baiano Leandro Chagas comandou a festa local e garantiu o título do evento na final contra o pernambucano Iraí Rodrigues. Entre as mulheres vitória para a Pequena Notável Neymara Carvalho, que venceu o duelo contra a basca Eunate Aguirre na grande decisão. Com a vitória em casa, Leandro Chagas faturou U$ 4.000,00, além de 1000 pontos no ranking mundial.
Dieta funcional. Saiba o que é
Considerando que dieta é algo fixo com as mesmas características, não pode ser considerada funcional, pois as condutas da nutrição funcional se baseiam na individualidade bioquímica, portanto, não existe uma dieta funcional padronizada e sim conceitos de nutrição funcional que irão ser manipulados conforme necessidade individual.
PRIMEIRO FÓRUM REGIONAL DE QUÍMICA DO ESPÍRITO SANTO
Parabéns ao nosso amigo e companheiro Carlos Alberto por mais uma conquista em sua vida e um merecido reconhecimento.
O encerramento do 1º Fórum Regional de Química ocorreu nas dependências do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), antigo Cefet, em Jucutuquara, Vitória. A cerimônia teve início com o Show de Química, apresentado pelo professor do Departamento de Química da Ufes, Honério Coutinho de Jesus e sua equipe. Em seguida, o presidente do CFQ - Conselho Federal de Química, Dr. Jesus Miguel Tajra Adad, proferiu palestra sobre a criação do Conselho Regional de Química no Estado do Espírito Santo. Segundo o presidente, há muito tempo que o Espírito Santo pleiteia o desmembramento do CRQ3, mas a reivindicação atual concilia a efetiva vontade da sociedade capixaba de química com a potencialidade de crescimento da indústria química do estado.
Dando prosseguimento à cerimônia de encerramento do 1º Fórum Regional de Química, deu-se início à entrega dos prêmios aos profissionais do ano, escolhidos pela comissão avaliadora da Delegacia Regional.
O prêmio para o profissional da área técnica foi para Carlos Alberto Pinto. Trabalhou como supervisor no Laboratório de Análises Físico-Químicas da CESAN até 2001, quando passou a atuar como consultor na área ambiental. Formado ainda em Administração, é sócio de uma empresa de projetos e consultorias no município de Colatina – ES. A placa foi entregue pelo seu ex-professor e ex-Delegado Regional do CRQ, Espedito Carvalho.
A Diretoria
Aumento de hormônio afeta o cérebro durante período fértil, diz estudo
Pesquisadores do Centro de Estudos de Neurobiologia da Concordia University, em Montreal, vincularam os altos níveis de estrógeno em ratos de laboratório à perda da capacidade de prestar atenção e aprender, segundo o trabalho que sairá na revista Brain and Cognition.
Os altos níveis hormonais também interferem na capacidade da mulher de prestar atenção. O estudo é o primeiro que mostra "como este impedimento pode dever-se ao efeito direto do hormônio em estruturas cerebrais evoluídas", afirmam os pesquisadores em comunicado.
Os humanos e os roedores têm uma fisiologia cerebral similar.
Wayne Brake, principal autor do estudo, comentou os resultados.
- Já se sabe que o estrógeno tem um papel significativo na aprendizagem e na memória, não há um consenso claro sobre seus efeitos. Nossas descobertas são conclusivas quanto ao fato de os altos níveis de estrógeno inibirem a capacidade cognitiva dos roedores fêmeas.
O próximo passo será determinar a forma como essa interferência ocorre, disse Brake.
sexta-feira, setembro 24, 2010
Saiba diferenciar notebook, netbook, smartphone e tablet
Já faz tempo que o computador se libertou das amarras e dos cabos e saiu das mesas de escritórios. Primeiro veio o notebook, que cabe na mochila. Depois, o smartphone, que cabe no bolso. Daí o netbook. E agora, a sensação do momento é o tal do tablet.
E ainda tem uns indecisos que não sabem se são tablets ou notebooks. A questão é:
Levamos para a rua alguns dos brinquedinhos tecnológicos mais modernos do mercado. E, claro, a maior novidade sempre chama mais atenção. “Esse é demais! Nunca peguei (um tablet) na mão”, diz um rapaz. O iPad é um desses fenômenos que a concorrência demora pra entender. Aliás, poucos entenderam direito e muitos compraram. Foram mais de 3 milhões em 3 meses!
Bom processador, três opções de memória, acesso a internet e peso irresistível. É um executor de mídias bem bacaninha. “Essa é a parte legal dele: poder ler livros nele”, afirma a estudante Tamara Chaves, de 19 anos. Para usar no sofá, o estudante Tiago Aparecido não tem dúvidas: “Prefiro o iPad mesmo. Aqui fica um pouco complicado de digitar...”.
Mas é bom ficar ligado! O iPad é uma plataforma fechada. Não tem porta USB, entrada para CD e DVD nem bateria removível. É praticamente blindado! Por isso, não dá pra fazer upgrade na placa de vídeo ou aumentar a memória, por exemplo - o que encurta a vida útil do aparelhinho. Traduzindo em miúdos: se você ainda não tem computador, pode não ser uma boa ideia ter apenas um iPad em casa.
Que tal então um netbook?
O modelo que levamos para a rua tem um bom processador e uma ótima memória. Mas é um pouco mais gordinho - o que não incomodou. “É um computador legal que é pequeno, fácil de carregar”, completa Duda. Entre ele e o iPad, Tamara preferiu o menos fashion. “É bem o propósito dele mesmo: é um computador pequenininho mesmo”.
Fomos atrás de quem entende do assunto para dar o veredicto sobre o uso do tal netbook! “Ele é um equipamento que foi criado com a visão de se utilizar os aplicativos em uma nuvem. Poder acessar email, ver uma página na internet”, explica o especialista Ethienni Martins de Lima. Computação nas nuvens ou “cloud computing” não é nada dos céus. É a simples ideia de acessar pela internet dados que estão armazenados em servidores em qualquer parte do mundo. Ou seja, os programas e arquivos não precisam estar instalados no HD do seu computador. Então, a capacidade da sua máquina não precisa ser fantástica.
E os smartphones?
Ele é bom companheiro e sedutor. Mas tem a tela pequena, menor capacidade de processar dados e, para escrever muito, não dá!“Você não vai digitar um trabalho de 15 páginas num smartphone. É quase impossível”, diz Tiago. Ao contrário do smartphone, outro computador não pegou muito não. É um notebook diferente, com direito à tela sensível ao toque, touchscreen.
Mas ele gira e vira um tablet.“Mas só porque faz isso aqui... acho pesado e feio”, completa. Sim, existem versões mais leves, mas, em geral, são mais caras do que os notebooks convencionais. Pensando bem, de convencionais eles não têm nada. As máquinas portáteis lançadas no início dos anos 80, chamadas de notebooks ou laptops, revolucionaram a relação do ser humano com o computador. E entre um desktop e um laptop, o que você escolheria? Quais são as qualidades e os defeitos de cada um deles? Qual a vantagem de ter um desktop, que é maior, ocupa mais espaço, e não um laptop, tão bonitinho, tão portátil?
“O desktop é uma plataforma dita aberta. Nós podemos fazer upgrades nele. Nós podemos adicionar placas, nós podemos aumentar a capacidade dele”, explica Ethienni. Tem profissionais que não abrem mão de nenhum dos dois! Alexandre trabalha com tudo ao mesmo tempo: “O desktop é a máquina de trabalho que a gente usa pra editar, pra corrigir cor, pra fazer composição de, cor que é a minha especialidade. Aqui eu concentro a cavalaria pesada. Eu fico conectado. O desktop pode mais. Fato. Mas essa pequenininha já socorreu essa grande aqui. Uma vez ela ficou dodói, eu tive que passar o filme pra cá”, diz, apontando o notebook.
Agora, respondendo à pergunta lá do início: não, nós não precisamos de tudo isso! Mas quem tem bala na agulha para ter um de cada... Que beleza!
Imagem: ReproduçãoColunista: Ivan de Freitaspolitica@capixabao.com
Maconha: como ela age no organismo e seu uso como remédio. Assunto polêmico.
Escrito por Renato Malcher-Lopes
O principal componente ativo da maconha, o THC, se liga a dois tipos principais de receptores: o CB1, mais proeminente no sistema nervoso central, e o CB2, mais encontrado no resto do organismo. Esses receptores são ativados por substâncias produzidas por diversos tipos celulares, incluindo os neurônios. Essas substâncias são, por isso, chamadas de canabinoides endógenos, ou endocanabinoides. São como “maconhas” produzidas pelo nosso organismo. Os endocanabinoides são protagonistas numa complexa rede de mecanismos fisiológicos, metabólicos, sensoriais, comportamentais, cognitivos e emocionais, que agem de forma integrada para manter a homeostase (equilíbrio do ambiente interno do organismo) em situações de normalidade e em situações pós-estresse. Basicamente, o sistema endocanabinoide, composto pelos endocanabinoides per si e seus receptores, funciona como orquestrador de alterações de ajuste a flutuações normais e, sobretudo, como coordenador de ajustes necessários ao retorno do organismo à normalidade após a adaptação aguda a algum tipo de estresse. Por isso, o THC da maconha gera simultaneamente e de forma mais intensa um conjunto grande de efeitos dos quais nosso próprio organismo lança mão normalmente para lidar com flutuações diárias e/ou situações adversas. Assim, a maconha causa sensação de relaxamento psicológico, relaxamento muscular e maior capacidade de introspecção (aumenta o foco e a atenção em aspectos específicos e diminui a atenção em aspectos dispersos do ambiente). Aumenta a percepção, a sensibilidade e a apreciação lúdica, estética e hedônica de todos os sentidos (olfação, gustação, audição, tato, visão e propriocepção). Diminui a sensação de dor, diminui a ansiedade. Aumenta a criatividade e dificulta o pensamento objetivo, que é substituído por uma capacidade atípica de integração de ideias, conceitos e emoções de forma mais flexível e subjetiva. Melhora a capacidade de gerar imagens mentais. Reduz transitoriamente a memória de curto prazo e, por isso, distorce a noção de tempo. Aumenta o apetite, atrasa a sensação de saciedade e elimina náuseas.
Os efeitos fisiológicos do sistema endocanabinoide e, por conseguinte, muitos dos efeitos da maconha são em grande parte resultantes da inibição do chamado sistema nervoso autônomo simpático (que atua em situações de emergência que demandam luta ou fuga) e pela ação estimuladora, ou permissiva, que o THC exerce sobre o chamado sistema nervoso autônomo parassimpático (que predomina em situações de normalidade). Essa ação sobre o sistema nervoso autônomo, em concerto com a ação dos canabinoides sobre circuitos do sistema nervoso central, promove, por exemplo, as sensações de bem-estar e calma, relaxamento muscular, redução da dor, aumento do apetite e da mobilidade gástrica, redução da sensação de náusea, aumento do armazenamento de reservas nutricionais (gordura e glicogênio), atenuação da resposta imune e inflamatória, e a estimulação da interação social e afetiva. Todos esses efeitos são transitórios e reversíveis. Em doses excessivas, ou quando abusada por um longo período, muitos dos efeitos da maconha, mas nem todos, serão os opostos dos descritos acima. Embora seja normalmente ansiolítica, em determinadas situações, a maconha pode potencializar o mau humor e a ansiedade, e eventualmente gerar estados paranoides moderados e transitórios.
Onde o THC é metabolizado e qual seu caminho no organismo após isso?
O THC é metabolizado no fígado e seus subprodutos são eliminados na urina. Por causa de sua natureza gordurosa, o THC associa-se a reservas endógenas de gordura e pode permanecer em baixas quantidades por muitos dias no organismo.
Por que motivo a maconha causa fome? Essa é uma reação física ou psicológica?
O THC da maconha ativa de forma mais potente um sistema que normalmente é ativado no cérebro quando estamos em jejum. Esse sistema aumenta a antecipação e a sensação prazerosa de comer. Aumenta também o tempo e a quantidade de comida ingerida para que tenha lugar o estabelecimento da saciedade. Também é aumentada a capacidade e velocidade de processamento de alimentos pelo sistema digestivo. A maconha atua sobre os mesmos mecanismos e, portanto, aumenta a vontade de comer, a capacidade de comer muito e a sensação prazerosa do gosto e da textura dos alimentos, sobretudo os mais palatáveis (ricos em carboidratos e gorduras).
Em outros países do mundo usa-se a maconha de forma terapêutica. Para que doenças e fins ela é usada?
A maconha pode ser usada para redução de diversos sintomas desconfortáveis associados ao mal-estar de muitas doenças. Ela é mais utilizada para eliminar a náusea (quimioterapia), diminuir a dor (dores centrais graves que não respondem a analgésicos comuns, enxaqueca, dores em membros-fantasma, etc.), aumentar o apetite (caquexia, anorexia nervosa), melhorar o estado de humor, reduzir espasmos musculares (esclerose múltipla, cólicas), reduzir pressão intraocular (glaucoma), reduzir convulsões (epilepsia, tétano, etc.), diminuir a ansiedade e aumentar o sono (insônia). A maconha também pode ser utilizada para reduzir efeitos da síndrome de abstinência de drogas altamente viciantes como o crack.
A maconha medicinal é vendida em que formato?
A maconha pode servir como fonte de princípios ativos isolados ou ser usada in natura. O uso de princípios ativos isolados tem a vantagem de atuar de forma mais específica quando se deseja evitar efeitos desnecessários. Já a maconha in natura é vantajosa para estados multissintomáticos. A vantagem da inalação dos componentes da maconha via vaporizadores (que aquecem a planta sem produzir fumaça tóxica) está na rapidez do efeito e na adequação da dose pelo próprio paciente ao mínimo necessário para a obtenção do efeito desejado. Entretanto, o uso da maconha in natura será mais consistente se esta provier de linhagens padronizadas, com baixa variabilidade de composição relativa e concentração de princípios ativos.
O efeito da maconha medicinal é semelhante ao efeito da droga consumida em formato de cigarro?
A maconha fumada como cigarro terá efeitos semelhantes aos da maconha inalada por meio de vaporizadores, porém essa incluirá na fumaça muitos dos mesmos componentes tóxicos do tabaco. Assim, para finalidades medicinais, a maconha deve ser utilizada por meio de vaporizadores, mas não fumada.
Alguns médicos defendem que a maconha deve ser evitada de qualquer jeito, porque prejudicaria os neurônios e causaria mais câncer que o cigarro comum. Outros defendem a descriminação, alegando que a maconha traz mais benefícios que malefícios. Afinal, na sua opinião, quem está com a razão?
Aqueles que dizem que a maconha deve ser evitada a qualquer custo estão mal informados sobre a excelente relação custo-benefício do uso da maconha em muitos casos onde ela é mais eficiente e benigna que os remédios industrializados. Existem na população indivíduos mais suscetíveis a determinados efeitos adversos, como a precipitação de surtos psicóticos, mas esses são minoria. De qualquer modo, é importante frisar que a maconha não deve nunca ser abusada, mas, mesmo que for abusada, ainda será muito menos prejudicial do que quando comparada com o abuso de remédios vendidos corriqueiramente nas farmácias e utilizados em hospitais, como antidepressivos, opioides (morfina), barbitúricos, ansiolíticos, entre outros. Também é importante lembrar que a maconha medicinal produz os mesmos efeitos psicotrópicos e alterações transitórias da memória de curto prazo. Portanto, o uso crônico, ainda que controlado, deve ser evitado, avaliando-se, é claro, em cada caso, a relação custo-benefício. Hoje em dia, com a fartura de dados clínicos sobre o uso medicinal da maconha, opor-se intransigentemente à exploração do seu potencial terapêutico é, em minha opinião, uma atitude mais próxima da negligência do que da cautela médica.
Queria fazer um adendo às respostas: Não existe nenhum estudo cientifico demonstrando que o uso exclusivo da maconha cause câncer. Isto é uma especulação que assumiu aparência de verdade por ter sido repetida na mídia por pessoas sem preocupação com o rigor científico. Mas o melhor é não arriscar e utilizar os vaporizadores que produzem a chamada "fumaça fria" da maconha, que não contém os produtos tóxicos da queima e é rica em canabinóides altamente anticancerígenos.
quinta-feira, setembro 23, 2010
09 meses de nossa administração! Associação de Moradores do Bairro Jardim Planalto
Estamos próximos de alcançarmos nosso primeiro grande objetivo estabelecido pela nova diretoria desde sua posse. Lembrando que a nova diretoria iniciou seu mandato em Janeiro de 2010, ou seja estamos com nove meses de atuação, onde fizemos um planejamento de metas a serem cumpridas e temos feito o possível para alcança-las. Dentro desse planejamento o pilar central é a ressocialização de nossa praça, através da melhoria do ambiente social e a estrutura física da mesma, onde as famílias voltem a ter condições de usufruir do que temos de melhor em nosso bairro que é o espaço para lazer e pratica de esportes.
Muitas ações foram feitas com esse intuito, e agora começaremos a colher os frutos. Desde uma simples mais emergencial reforma na sede social, onde buscamos a manutenção do patrimônio que a muito não era feito, e obras de maiores expressões, como a reforma física da praça com um projeto já aprovado pela Prefeitura e em fase de licitação para inicio das obras, bem como o nosso campo de grama sintética que a partir do dia 05 de outubro terá de fato sua execução iniciada, conforme informações no site da Prefeitura. Ressalto também a criação deste blog que traz informações importantes para nossos moradores e amigos, e também mostra o que temos feito com transparência e com muito carinho, sendo visto pelo mundo todo.
Obrigado por confiarem em nosso trabalho e contamos com a participação de todos para que façamos um bem ainda maior.
Alimentos que melhoram o Humor!
A alimentação não é necessária somente para o bom funcionamento do organismo, ela também pode afetar as emoções de forma positiva ou negativa.
Um exemplo que temos é a deficiência de algumas vitaminas do complexo B, que podem resultar em perda de memória e várias outras alterações mentais e emocionais.
Na adolescência, fase de crescimento, é muito importante que não exista a deficiência de vitamina B, afinal, nessa fase é muito comum a alteração de humor.
A vitamina B pode ser encontrada em cereais, legumes, nozes, fígado bovino, leite, hortaliças, ovo e queijo.
A cafeína é um estimulante encontrado no café, em chás, refrigerantes e chocolate. Em excesso, ela pode causar insônia, ansiedade e palpitações.
O álcool altera muito o humor. Não contém cafeína, ele é um sedativo e é responsável por desacelerar algumas funções do organismo, como a respiração. Pode causar depressão, ansiedade e irritabilidade.
Em contraposição, temos os alimentos que ajudam a melhorar o humor. Uma refeição rica em carboidratos (pães, massas, biscoitos, etc.) causa a liberação de insulina, que será responsável pela ativação de uma substância que auxilia a comunicação dos neurônios do cérebro, chamada serotonina. A serotonina ajuda a regular a sensação de dor, do apetite, do humor e do sono.
Níveis elevados de serotonina são associados à melhora no padrão do sono, melhora no humor e sensações reduzidas de dor. Baixos níveis de serotonina são encontrados em pessoas que têm um limiar elevado de dor, estão deprimidas ou sofrem de alguma forma de insônia.
O chocolate é um dos alimentos que têm maior impacto sobre o humor. Possui açúcar, agindo como calmante no cérebro agitado. Contém tirosina, substância que estimula a produção de serotonina. Uma unidade de bombom é suficiente.
Dietas com baixo teor de carboidratos por vários dias podem fazer com que o humor fique mais depressivo.
Alimentos ricos em cálcio (leites e derivados de leites) garantem um bom sono, além de serem um relaxante muscular.
Alimentos ricos em vitamina C (laranja, acerola, morango, limão, maracujá, etc.) ajudam na manutenção do sistema nervoso, combatem os radicais livres e ajudam na absorção de ferro vegetal.
Pessoas que se sentem muito tristes e deprimidas, aparentemente sem motivos específicos, devem consultar um profissional especializado para detectar quais as vitaminas que faltam em sua dieta.
O que é Overtraining?
O que é o overtraining?
O overtraining, também conhecido por síndrome do excesso de treinamento, pode ser definido por um desequilíbrio entre o estresse e a recuperação. Esse fenômeno ocorre quando o indivíduo é submetido a longos períodos de cargas de treinamento muito elevadas sem recuperação adequada. Nessas fases de treinamento, as cargas de treino ultrapassam a capacidade de adaptação do indivíduo e ele apresenta uma queda constante no seu rendimento esportivo, além de vários sintomas fisiológicos e psicológicos. O processo de recuperação desse quadro pode durar semanas ou meses.
Quais as causas?
A causa principal do overtraining é o excesso de carga de treinamento associado a uma recuperação insuficiente. Contudo, veremos ao longo do texto que o estresse extratreinamento também é um importante fator que contribui para o aparecimento desse fenômeno.
Como identificá-lo? Quais os sintomas?
Já foram relatadas dezenas de sinais e sintomas de natureza bioquímica, imunológica e psicológica em atletas sofrendo overtraining. Entretanto, podemos destacar como os mais relevantes o desempenho esportivo reduzido, incapacidade de manter níveis usuais de desempenho, necessidade de recuperação prolongada, alterações na pressão arterial, alterações na frequência cardíaca de repouso, redução da massa corporal, sensação de fadiga crônica, apatia, distúrbios de humor, insônia, perda de apetite, redução dos níveis de testosterona, balanço nitrogenado negativo, aumento dos níveis de ureia, aumento dos níveis de cortisol, redução nos níveis de glicogênio muscular, maior susceptibilidade a lesões e infecções. Contudo, a identificação do overtraining é uma tarefa muito complexa.
Ainda não existe uma variável completamente confiável para o seu diagnóstico precoce. Muitas vezes o atleta em overtraining não apresenta nenhuma alteração fisiológica ou psicológica. Além disso, alguns sintomas do overtraining podem ser observados em atletas que apresentam melhoras no desempenho esportivo. Mesmo diante dessas dificuldades de diagnóstico preciso, é preocupante quando o atleta apresenta distúrbios de humor e sensação de fadiga severa em períodos de treinamento caracterizados por baixas cargas de treinamento. Alguns autores consideram que as variáveis psicológicas podem ser mais sensíveis que as variáveis fisiológicas.
A avaliação das variáveis psicológicas pode ser realizada através de instrumentos como o questionário de estresse e recuperação para atletas (RESTQ-Sport). Esse questionário foi recentemente traduzido e validado na língua portuguesa pelo Laboratório de Psicologia do Esporte (LAPES/UFMG) e avalia a magnitude do estresse e a eficiência dos processos de recuperação utilizados nos últimos dias pelo avaliado.
Como esse excesso de treinamento prejudica o corpo?
O excesso de treinamento pode prejudicar o organismo em diferentes níveis. O indivíduo pode não conseguir repor suas reservas de glicogênio muscular e hepático entre as sessões de treino e, consequentemente, não dispor de energia suficiente para a próxima sessão, reduzindo assim seu desempenho. Além disso, podem ocorrer lesões e infecções frequentes. A alteração nos níveis de alguns hormônios observada em períodos de cargas de treinamento muito elevadas pode estar associada com a diminuição da massa muscular e, consequentemente, queda da força muscular. Outro ponto negativo são os distúrbios de sono e humor. Fadiga, raiva, tensão e até depressão são características comuns em períodos de excesso de treinamento.
Qual a frequência de treinamentos mais adequada para uma pessoa?
É difícil definir a frequência de treinamento ideal para cada um. Isso depende da capacidade física treinada e de outras características da carga de treinamento, como sua duração e intensidade. Além disso, cada pessoa reage de uma maneira a um mesmo estímulo de treinamento, dificultando a generalização da prescrição da frequência de treinamento. Entretanto, uma sugestão seria que a pessoa tenha uma recuperação condizente com o estímulo de treinamento. Ou seja, se a carga de treinamento é muito elevada, o tempo de recuperação deve ser maior, ou devem ser adotadas estratégias de recuperação mais eficientes, como massagens, crioterapia, reposição imediata de carboidratos, entre outras.
O estresse pode ser um fator importante no overtraining?
Sim. O overtraining não é causado apenas por excesso de carga de treinamento. O estresse extratreinamento também contribui para o aparecimento desse fenômeno. Fatores como discussões com companheiros de equipe e membros da comissão técnica, viagens constantes para competições, problemas familiares e financeiros, entre outros, somam-se ao desgaste causado pela carga de treino em si, contribuindo para o aparecimento do overtraining.
Um atleta está mais sujeito a sofrer uma sobrecarga de treinamento?
Geralmente o overtraining acomete atletas de alto rendimento, devido às extremas cargas de treinamento às quais esses indivíduos se submetem. Entretanto, aqueles atletas amadores também estão sujeitos ao overtraining. Principalmente porque eles estão envolvidos em outras atividades, como estudo, atividades profissionais e todos os fatores estressantes que as envolvem, dificultando, assim, uma recuperação eficiente.
O overtraining pode gerar uma disfunção hormonal?
Sim. Alguns autores consideram o overtraining como um distúrbio neuroendócrino. Os altos níveis de estresse característicos desse fenômeno podem gerar alterações nos níveis de alguns hormônios em repouso e durante o exercício, como o cortisol. Os altos níveis de estresse podem gerar uma mudança no comportamento do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, impedindo o mecanismo de feedback negativo do cortisol e, consequentemente, a redução das concentrações desse hormônio. Dessa forma, os níveis de cortisol permaneceriam elevados cronicamente, causando uma série de problemas, como a perda de massa muscular, por exemplo.
Existe tratamento?
O tratamento do overtraining se baseia basicamente em reduções drásticas na carga de treinamento. Além disso, devem ser adotadas medidas como apoio psicológico e alimentação adequada, mudanças na rotina de treinamento e técnicas psicorregulativas de relaxamento e treinamento mental.
Como evitá-lo?
A prevenção do overtraining passa por medidas de nível físico e psicológico:
- Individualização das cargas de treinamento, já que cada atleta reage de uma maneira à mesma carga de treinamento.
- Monitoramento constante do treinamento através de variáveis fisiológicas e psicológicas, principalmente nas fases críticas de treinamento, em que as cargas são muito elevadas.
- Análise do estilo de vida do atleta e fatores externos ao treinamento. Uma vez que o overtraining também é causado por fatores estressantes extratreinamento, é importante levar em consideração esses fatores.
- Incentivar a comunicação entre técnicos e atletas. O atleta deve se sentir à vontade em expor seus problemas pessoais aos treinadores e relatar sua percepção em relação às cargas de treinamento.
- Planejar o treinamento, incluindo de maneira sistemática os períodos de recuperação. Os períodos de recuperação são tão importantes quanto os estímulos de treinamento para o aumento do rendimento esportivo.
- Utilização de técnicas de autorregulação para controle do estresse, como relaxamento e autorregulação.
- Manutenção de uma boa condição física e nutrição adequada. A manutenção de uma boa condição física gera confiança, combatendo o estresse.
Dicas para quem está começando ou já pratica exercícios físicos
Principalmente para os iniciantes, a orientação básica é não exagerar. Aumente sua carga de treinamento (duração, intensidade e frequência de treinamento) de maneira progressiva. Preste atenção nos sinais que seu corpo lhe dá. Dores musculares, sensação de fadiga severa, falta de apetite e falta de sono são sinais de que você pode estar ultrapassando seus limites. Consulte um profissional de educação física. Ele é o único profissional habilitado para prescrever um programa de exercícios físicos da forma mais segura e eficiente possível.
quarta-feira, setembro 22, 2010
Origem de causador da malária pode estar em gorilas, diz estudo:
O micro-organismo Plasmodium falciparum, causador da malária em humanos, pode ter passado de gorilas para o homem, segundo estudo publicado por equipe internacional de cientistas nesta quarta-feira (22) na revista científica Nature.
A descoberta foi possível por meio de sequenciamento de DNA, quando os pesquisadores notaram que um tipo de falciparum, presente em gorilas, era um ancestral do protozoário encontrado em humanos.
A pesquisa começou com a busca pela origem do vírus HIV, responsável pela Aids nos homens. Durante o trabalho, os especialistas detectaram o Plasmodium em gorilas em Camarões e no Gabão.
Segundo o co-autor do estudo Eric Delaporte, do Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento de Marselha (IRD), na França, antes se pensava que só o homem era o portador do micro-organismo. Somente em 2009, a comunidade científica se deu conta que o Plasmodium falciparum também portavam tipos semelhantes do protozoário como macacos, bonobos e gorilas.
Sob a coordenação de Beatrice Hahn, da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, fezes de gorilas de 57 locais da África Central permitiram provar que a transmissão do Plasmodium ocorreu do gorila para o homem e não o contrário. Ao todo, foram 3 mil amostras recolhidas pela equipe. recolhidas em 57 lugares diferentes da África Central.
A doença afeta 250 milhões de pessoas por ano no mundo. O Plasmodium falciparum é o mais virulento e o maior provocador de mortes entre os causadores de malária em humanos.
TSE prorroga prazo para imprimir segunda via de título eleitoral
Até a noite de hoje, a Justiça Eleitoral já havia emitido a segunda via de mais de 2,2 milhões de títulos eleitorais, de pessoas que tiveram o documento perdido ou extraviado. Entretanto, só pode pedir a reimpressão do documento quem já havia solicitado o serviço até o dia 5 de maio deste ano, data em que foi finalizado o cadastro eleitoral 2010.
No último fim de semana, para evitar filas, cartórios eleitorais espalhados pelo país fizeram esquema de plantão. Neste ano, além do título eleitoral, é preciso levar um documento com foto: carteira de identidade, carteira de trabalho ou de habilitação, certificado de reservista ou mesmo passaporte. No entanto, é importante lembrar que não serão aceitas certidões de nascimento ou casamento.
Para pedir a segunda via do título, o eleitor precisa procurar o cartório onde está inscrito e, além disso, certificar-se de que está sem pendências com a Justiça Eleitoral. A consulta sobre a situação do título – se há dívidas ou ausências anteriores não justificadas – pode ser feita na página do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na internet, na seção “serviços ao eleitor”.
Para facilitar o processo, o tribunal ainda oferece a opção de reimpressão do título. Nesse caso, o eleitor não precisa comprovar a quitação das obrigações eleitorais.
ES vai testar vacina contra a dengue
Até o fim de 2012 estima-se que o desenvolvimento da vacina entre em sua terceira e última fase
Hoje: Dia Mundial sem Carro!
Diversas atividades estão programadas em todo o Brasil para celebrar a data. A Fundação SOS Mata Atlântica, lançou a campanha “Vá de Galinha”, para incentivar a utilização de meios de transporte alternativos. “As grandes cidades brasileiras estão com um trânsito cada vez mais complicado, o governo precisa adotar medidas para melhorar essa questão, enquanto o cidadão precisa encontrar formas para uma melhor mobilidade”, afirmou o coordenador de Mobilização da SOS Mata Atlântica, Belloyanis Monteiro.
Vai começar a Primavera!
A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 20 de Março e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.
Primavera :
Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro, no caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.
Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.
Estas divisões das estações por equinócios e solstícios poderão ser fonte de equívocos, mas deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações. Na Primavera do hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a Primavera ter temperaturas amenas ao longo da estação.
Fonte : http://www.climatempo.com.br/